Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda aponta elevação nos casos de Covid-19 em indústrias

Mais de trinta funcionários de seis fábricas do município foram infectados; classe pede testagem

Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda, que cobra apuração de casos no polo industrial da cidade (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

O Sindicato de Metalúrgicos de Pindamonhangaba se reuniu, nesta semana, com a Vigilância Epidemiológica do município para discutir o aumento dos casos do novo coronavírus no polo industrial. Conforme dados da categoria, 35 metalúrgicos foram infectados desde o início da pandemia, e as empresas, além de não testar, não teriam feito a comunicação adequada aos colaboradores.

A categoria tem solicitado regularmente que as medidas de contenção da doença sejam cumpridas como a disposição de álcool em gel, higienização das áreas e o distanciamento entre os funcionários. “A gente tem feito um trabalho duro sobre isso, porém, estamos percebendo que as empresas estão omitindo informações, por isso foi chamada a Vigilância Sanitária para tentar montar uma ação conjunta para não colocar a saúde dos trabalhadores e seus familiares em risco”, afirmou o presidente do Sindicato, André Oliveira.

A categoria pede que os funcionários que tiveram contato com pessoas infectadas sejam testados para a doença, além da comunicação adequada no setor da confirmação. A instituição relatou que as empresas não estão obedecendo os protocolos Plano São Paulo, que prevê informação à equipe em caso de contaminação. “Tem empresa que pergunta para o trabalhador que testou positivo com quem ele teve contato, mas muitas vezes a pessoa fica com medo de falar e ninguém fica sabendo. Tem a questão do sigilo, do preconceito, mas a pessoa saber que na área que ela trabalha teve um caso confirmado é direito dela, é o mínimo. Além disso, a empresa comunicando a gente, o sindicato até ajuda a esclarecer os boatos que surgem para não gerar pânico”, enfatizou Oliveira.

De acordo com levantamento feito pela classe, as notificações confirmadas estão na Novelis, Incomisa, GV do Brasil, Confab Tubos, Gerdau e Caea. Procurada pela reportagem, a GV do Brasil não confirmou as contaminações, mas destacou que todos os protocolos necessários estão sendo realizados e também dispõe de uma equipe médica.

A Vigilância Epidemiológica deve acompanhar o apontamento realizado e buscar parcerias para que a situação seja amenizada em relação aos trabalhadores das indústrias cidade. Desde o início da pandemia, Pindamonhangaba registrou 510 contaminações e 19 mortes causadas pelo vírus.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?