Secretaria de Saúde de Pinda garante retomada gradual de cirurgias eletivas

Procedimentos cirúrgicos com objetivo de garantir segurança a tratamentos

A Santa Casa de Pindamonhangaba, que volta a realizar cirurgias eletivas (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Em audiência pública, na Câmara dos Vereadores, no último dia 30, a secretaria de Saúde de Pindamonhangaba garantiu que as cirurgias eletivas suspensas, aquelas que são agendadas, estão sendo retomadas em Pindamonhangaba de maneira gradual.

A audiência apresentou os dados e investimentos do município referentes ao segundo quadrimestre deste ano. Devido à pandemia da Covid-19, 30% das cirurgias adiadas puderam ser realizadas, conforme combinação da pasta da Saúde e Santa Casa. O balanço final do mês de setembro ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que em outubro alcance a margem de 60%.

Conforme dados da secretaria de Saúde, cerca de 5.570 procedimentos cirúrgicos foram realizados em Pindamonhangaba, desde 2013. O aumento notório é perceptível nos últimos dois anos, em que houve 1.355 em 2018 e 1.429, em 2019. A secretária adjunta de Saúde, Mariana Prado Freire, reconheceu que embora haja elevação nos atendimentos de cirurgias, é necessário fazer “volume”. Por causa do novo coronavírus, até o momento o número de cirurgias realizadas, neste ano, é de 290.

A preocupação da pasta está em proteger a saúde dos pacientes que irão passar por intervenção médica. Para isso, houve o preparo da Santa Casa para o atendimento em outra ala, e sistema de cinco barreiras para minimizar os riscos de contaminação do vírus. A cada procedimento, o centro cirúrgico passará por limpeza terminal. Até o momento, Pinda tem 2.517 casos de Covid-19, com 986 suspeitos e 47 óbitos.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?