Projeto “Mazzaropi em Cena” é atração cultural em Pinda

Exposição e sessão de filmes marcam os 105 anos do caipira

Eterno Jeca, Amácio Mazzaropi é homenageado pelo departamento de Cultura de Pinda; projeto exibirá filmes e exposições durante abril
Eterno Jeca, Amácio Mazzaropi é homenageado pelo departamento de Cultura de Pinda; projeto exibirá filmes e exposições durante abril

Da Redação
Pindamonhangaba

Em comemoração aos 105 anos de história do cineasta Amácio Mazzaropi, o Departamento de Cultura de Pindamonhangaba promove durante todo o mês de abril a exibição de filmes em cinco bibliotecas da cidade.

O projeto, que tem como tema “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade” terá ainda a exposição “Tirinhas do Mazza”, no saguão da Prefeitura a partir do dia 3.

A exposição ficará em exibição até o dia 29 com a entrada gratuita. O horário de visitação é das 8h às 17h.
Os filmes exibidos serão os clássicos “Jecão… um fofoqueiro do céu”, “Betão ronca ferro” e “Zé do periquito”. Cada biblioteca terá dois dias de amostra.

A primeira a iniciar os trabalhos é a Biblioteca Maria Bertha César, de Moreira Cesar, nos dias 10 e 11, com sessões às 10h.

Nos dias 12 e 13, na biblioteca da Vila São Benedito, as apresentações acontecem no mesmo horário. O Bosque da Princesa também irá exibir filmes nos dias 17 e 18, em dois horários. “Jecão” e “Betão” serão apresentados nas sessões às 9h e às 14h.

No mesmo dia, o Araretama também apresenta duas sessões nos mesmos horários. As exibições se encerram na Biblioteca do Castolira, com duas sessões nos dias 19 e 20.

Filmes – ‘Jecão…um fofoqueiro do céu’ é baseado na história de um homem, que após ser assassinado por receber dinheiro da loteria, vai para o céu por suas boas ações durante a vida. Mas após cometer o pecado da indisciplina por realizar eventos divinos, retorna a sua vida terrena.

Em ‘Betão ronca ferro’, Mazzaropi presta homenagem aos artistas mambembes, atores amadores que viajam pelas cidades do interior, além de realizar reflexão de sua origem no circo. Nesse filme o artista interpreta um empregado de circo que tem o ofício ameaçado quando a filha se casa e deixa o mundo dos espetáculos.

Já em ‘Zé do periquito’, ele é um jardineiro que, para conquistar a amada, abandona o emprego no colégio para conquistar um futuro em outra cidade. Zé consegue uma pequena fortuna após ficar famoso com o seu instrumento portátil, um realejo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?