Presidente da Câmara de Pinda faz balanço do primeiro semestre

Felipe César impõe ritmo administrativo e valoriza integração entre autoridades constituídas, com CEI encaminhada ao MP

Ana Camila Campos
Pindamonhangaba

O primeiro semestre do ano já se encerrou e, com isso, já é possível fazer uma pequena análise dos avanços e pendências que permeiam a administração pública. Na Câmara Municipal de Pindamonhangaba não é diferente.
Este ano, o vereador Felipe César assumiu a presidência (biênio 2015/2016), o que implicou em muitas mudanças.

Felipe Cesar Pinda - Credito Divulgação Camara Pinda
O peemedebista Felipe César, que comanda a presidência do Legislativo, impondo seu estilo administrativo (Foto: Assessoria)

Segundo ele, o balanço é positivo, principalmente por fatores como maior integração com as autoridades constituídas no município e economia no Legislativo. “Só temos a comemorar o balanço positivo desses primeiros seis meses de administração, e continuar se empenhando na busca de melhorias que, sem sombra de dúvida, refletem na população”, disse.

Para chegar nesse patamar, o presidente explicou que uma série de medidas, principalmente quanto ao funcionamento e adequação, foram implantadas na Casa. Principalmente quanto a redução de custos, o parlamentar destacou a readequação da entrega de honrarias – em muitas sessões não havia um comparecimento dos munícipes para prestigiá-las, o que acarretava um grande gasto para a Câmara, que ficava aberta fora do horário de expediente. Agora, ou são feitas em sessões que implicam comparecimento, ou ficaram restritas à entrega em Sessões Ordinárias.

Além disso, destacou que vem obedecendo criteriosamente todas as recomendações e apontamentos do Tribunal de Contas, como redução de horas extras, extinção de abono de comemoração de aniversário natalício de servidores, extinção de despesas com lanche, racionalização no consumo de água e energia elétrica, controle de ligações telefônicas, bem como controle de despesas de xerox e correios.Também foram reduzidas despesas na utilização dos veículos oficiais.

A população – O presidente ainda comentou sobre uma medida que proibiu o uso do celular pelos funcionários, e salientou que o objetivo é a excelência nos serviços. “O único objetivo desta medida foi buscar uma maior concentração dos funcionários. O serviço desta Casa requer uma considerável atenção, afinal trabalhamos para a população, não podendo deixar margem para uma atitude dispersa por parte de nossos funcionários”, explicou.

Ainda com o foco no atendimento às necessidades dos munícipes, o presidente comentou que os parlamentares estão em busca de melhores condições da saúde, educação, segurança e emprego. “Participamos da elaboração de projetos e aprovação de convênios e terceirizações, em benefício, principalmente, da saúde da população. Agora passaremos a acompanhar e fiscalizar essas implantações. Na segurança, junto ao Governo Estadual, estamos solicitando mais efetivo militar, bem como mais viaturas para o patrulhamento em nosso município. Já com o prefeito, estamos buscando aumentar o efetivo da atividade delegada, inclusive para o distrito de Moreira César, pois isto já se mostrou uma necessidade real em nosso município. Também estamos buscando a implantação de portais nas entradas da cidade com a instalação de câmeras de segurança, bem como a instalação de câmeras de monitoramento nos principais pontos da cidade, região central do comércio e bancos, próximas às escolas, entre outros, tudo com o objetivo de reduzir a criminalidade”, garantiu.

No setor de empregos, o parlamentar lembrou que já foram aprovados projetos para novas indústrias na cidade, mas que há um trabalho contínuo nesse sentido, buscando mais empregos e, na educação, o foco é a construção de mais creches no município, considerando o déficit de vagas, bem como novas escolas, reforma e modernização das já existentes.

CEI – Quando questionado sobre o processo da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investigava possíveis irregularidades cometidas pelo vereador Professor Éric, Felipe César disse que após o encerramento, a sequência é remeter cópia do relatório final ao Ministério Público, o que já foi feito.

Interesse – Sobre a realização de concursos, o presidente do Legislativo disse que por ora, não há previsão para abertura de edital.

Felipe César também pontuou a participação popular nas sessões ordinárias. “A participação popular nas sessões da Câmara ainda é muito pequena para uma cidade do porte de Pindamonhangaba, embora já possamos observar uma melhora em determinados assuntos discutidos. Sabemos que muitos acompanham as sessões pela TV Câmara e pelo portal da Câmara, que também são meio que disponibilizamos para nossos munícipes. Porém, fica o convite para que possam comparecer à Casa”, concluiu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?