Praças de Pinda recebem serviço de wi-fi gratuito

Parque da Cidade é o primeiro local público beneficiado; aplicativo com horários de ônibus deve ser lançado em 2018

Jovem usa aplicativos em área pública; Pinda abre wi-fi em praças (Foto: Francisco Assis)
Jovem usa aplicativos em área pública; Pinda abre wi-fi em praças (Foto: Francisco Assis)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Uma parceria com uma operadora de telecomunicações garantiu a Pindamonhangaba a implantação da primeira fase do programa “Cidade Inteligente e Humana” no último domingo. Além da disponibilização de sinal de internet gratuito à população, o projeto busca contribuir com os setores de segurança e de serviços.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação de Pindamonhangaba, Caio Coutinho, a parceria com a operadora América Net foi viabilizada através de uma lei municipal, criada neste ano, que permite a Prefeitura receber doações da iniciativa privada.

Enquanto o município cederá somente os postes, a empresa será responsável pela instalação e manutenção do sinal gratuito de internet, o wi-fi.

O primeiro local público a disponibilizar o sinal aos frequentadores, foi o Parque da Cidade, no Cidade Nova, no último final de semana.

Até o fim do mês, a melhoria será oferecida na praça Monsenhor Marcondes (Centro), praça do Cisas (distrito de Moreira César) e praça da Igreja São Miguel Arcanjo, no Araretama. “O sinal gratuito de internet possibilitará que a população tenha mais um incentivo para desfrutar momentos de lazer nestes locais públicos.

O ‘Cidade Inteligente e Humana’ objetiva que o avanço da tecnologia contribua para que os moradores tenham suas vidas facilitadas”, explicou Coutinho.

O diretor de Tecnologia da Informação revelou ainda que o programa prevê uma parceria com o comércio na área de segurança. “O sistema possibilitará que o COI (Centro de Operações Integradas) receba as imagens de câmeras privadas de vigilância destes estabelecimentos comerciais, que poderão auxiliar o trabalho da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Possivelmente esta ferramenta do programa será disponibilizada no primeiro semestre de 2018”.

Serviço – O “Cidade Inteligente e Humana” também disponibilizará um aplicativo, para smartphones, com os horários e trajetos do transporte público de Pindamonhangaba. A melhoria também será implantada a partir do ano que vem.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?