Pindamonhangaba recebe aula técnica sobre sistemas agroflorestais

oficinaambiental_divulgação Apta
Oficina sobre diversificação arbórea com Guanandique aconteceu na Fazenda Coruputuba (Foto: Divulgação)

Da Redação
Pindamonhangaba

Demonstrando toda a riqueza natural de Pindamonhangaba, a cidade sedia, no dia 27 de agosto, um evento denominado Aula Técnica: Sistemas Agroflorestais com Guanandi no Vale do Paraíba.

O projeto visou à restauração ambiental e a geração de renda com produtos a partir da diversificação de cultivos de guanandi em várzea e terraço fluvial.

Na ocasião, serão apresentados os resultados de três anos de pesquisa com sistemas agroflorestais e o guanandi – Calophyllum brasiliense; espécies: florestal nativa, promissora para madeira de lei e adaptada ao ambiente inundável. A diversificação dos cultivos abrangeu a cultura da bananeira cultivar BRS Conquista, que é resistente, a sigatoka negra e ao mal do panamá, a palmeira juçara, mandioca, araruta, inhame e diversidade de arbóreas nativas.

Trata-se de um estudo de caso realizado na centenária Fazenda Coruputuba, em Pindamonhangaba, e que contou com profissionais do curso de Pós-Graduação em Fitotecnia, da Embrapa Agrobiologia, Embrapa Meio Ambiente, CEPAO/Pesagro- Rio e APTA, respectivamente, nas áreas de adubação verde, gestão ambiental e fitossanidade.

O evento acontece no Polo Regional Vale do Paraíba-APTA/SAA – setor de Fitotecnia, na avenida Antônio Pinheiro Júnior, 4.009, no período da manhã.

As inscrições podem ser feitas pelos endereços eletrônicos nitc-vp@apta.sp.gov.br ou antoniodevede@apta.sp.gov.br

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?