Pinda utiliza ala infantil para ampliar atendimento para pacientes com Covid-19

Crianças são atendidas em outro espaço dentro do Pronto Socorro; cidade endurece medidas de quarentena após agravamento de contaminações

Um dos leitos utilizados para o atendimento à Covid-19, em Pinda (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Com a elevação dos casos de Covid-19, Pindamonhangaba precisou ampliar a capacidades de atendimento para pacientes infectados. No último fim de semana, a secretaria de Saúde decidiu criar nova ala de atendimento no Pronto Socorro Infantil.

As crianças serão atendidas em outra área dentro do Pronto Socorro Municipal, em um espaço no mesmo andar, em que era realizado atendimento de administrativo e sorologia.

A partir da readequação, o espaço passa a ser setor pediátrico com consultório, salas de observação e inalação, além de leito de emergência pediátrica.

A medida foi tomada para que a área do Pronto Socorro Infantil se torne lugar para isolamento de pacientes com coronavírus que necessitam de observação ou aguardam a liberação de leitos. A secretária de Saúde, Valéria dos Santos, garantiu que a ação é possível, pois com a reforma recente do Pronto Socorro houve o ganho de espaços físicos em locais seguros que contam com o apoio de tanque de oxigênio. “Estamos nos organizando e chegando a nossa capacidade limite. Vamos usar todos os recursos que pudermos para atendermos os pacientes, tendo em vista a dificuldade de vagas disponíveis em outras cidades”, lembrou.

Ainda no último sábado (16), o prefeito Isael Domingues (PL), publicou o decreto que torna as medidas de quarentena da fase laranja ainda mais duras. Desde a última segunda-feira (18), o funcionamento de casas noturnas e de eventos, assim como bares, realização de eventos, e qualquer atividade comercial após às 20h estão suspensos por tempo indeterminado. Outros setores como alimentação, barbearias, oficinas mecânicas, hotéis e pousadas, farmácias, lojas de aluguel de veículos e igrejas poderão continuar funcionando, pois estão classificados como serviço essencial.

Até o fechamento desta matéria, Pindamonhangaba contabilizou 4.864 infecções causadas pela Covid-19. Ao menos 48 pessoas estavam hospitalizadas, entre casos confirmados e suspeitos. Mais de mil pessoas aguardam ainda a confirmação da doença. Somente no município, o novo coronavírus causou 81 mortes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?