Pinda tem últimos dias da Feira Arte Encanto

Programação tem shows e artesanato na Praça da Bíblia; ideia é manter evento durante o ano

Banca da Feira Arte Encanto, que tem exposição até o próximo domingo, na Praça da Bíblia, em Pinda (Foto: Divulgação)
Banca da Feira Arte Encanto, que tem exposição até o próximo domingo, na Praça da Bíblia, em Pinda (Foto: Divulgação)

Juliana Aguilera
Pindamonhangaba

A feira Arte Encanto tem atividades até o próximo domingo em Pindamonhangaba. A programação conta com shows e exposição de cinquenta artesãos da cidade.

Assim como no último final de semana, evento itinerante acontece na Praça da Bíblia, das 18h às 22h, com show às 19h e a venda de produtos em bordado, crochê, patchwork e MDF. A alimentação fica por conta de food trucks presentes na praça.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, Cláudia Domingues, a iniciativa começou em 2017, para promover os artesãos da cidade. “Eles estavam muito largados. Então, decidimos criar uma identidade para eles, orientar em tudo: na apresentação do produto, embrulho, valorização”, afirmou.

Os artistas também foram instruídos pelo Sesi para aprender sobre empreendedorismo e administração. A resposta, tanto do público quanto dos artesãos é positiva. “Está dando muito certo. As vendas deles aumentaram absurdamente. A aceitação do público é muito boa, a praça já é um lugar movimentado. Quem vai comer, vê o artesanato e quem vai ver o artesanato acaba comendo”.

A feira Arte Encanto percorre bairros de Pinda, junto com festividades oficiais do calendário do município.

Cláudia explicou do experimento de ter o evento dois finais de semana seguidos na Praça da Bíblia. “É uma inovação. Pretendemos que ela fique permanente, então estamos vendo como será. Se ocorrer tudo bem, a gente quer estendê-la pro final de semana”.

Além do evento itinerante, o grupo de artesãos também tem loja fixa no shopping Pátio Pinda, onde eles expõem suas peças durante o ano todo.

Artesão – Para fazer parte da feira, o artesão precisa ir até o Fundo Social, receber orientação e procurar a secretaria do Turismo, para fazer sua carteirinha da Sutaco e do departamento do turismo. Após se regularizar, o artista apresenta sua obra para ser avaliada pelo fundo social. É feito um sorteio, para que ele ter sua mesa nas feiras e participar da loja também. Cláudia explica que as vagas são limitadas.

A Feira Arte Encanto é uma parceria entre o Departamento de Turismo, Coordenadoria de Eventos da Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?