Pinda tem redução notória no efetivo de limpeza pública

Funcionários públicos e de empresa terceirizada foram afastados por pertencerem aos grupos de risco

Servidora trabalha na limpeza da cidade, em cena que ficou mais rara (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Além criar medidas contra o coronavírus, Pindamonhangaba busca formas de lidar com o efetivo reduzido para a limpeza de espaços e prédios públicos. De acordo com a Prefeitura, há uma grande taxa de servidores e terceirizados que fazem parte dos grupos de risco e por isso estão afastados.

A limpeza e manutenção da cidade é feita com a colaboração de quatro frentes: internos do Pemano (Presídio Dr. Edgar Magalhães Noronha) por meio do convênio com a Funap (Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel), pelos beneficiários do Pead (Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado), pelos servidores da Prefeitura, além da empresa terceirizada Coletora Pioneira.

Somente a Pioneira está mantendo o efetivo, mas a empresa já comunicou à Prefeitura que terá declínio no quadro de funcionários, pois também tem colaboradores que fazem parte do grupo de risco.

A Funap também cancelou a saída de cerca de cinquenta reeducandos, que auxiliam na manutenção, os bolsistas do Pead, que totalizam 35 homens foram todos dispensados. Apenas 17 funcionários da Prefeitura, que fazem a limpeza na cidade, estão trabalhando. O quadro, que é composto por 48 pessoas, teve baixa devido à idade avançada e doenças crônicas dos empregados.

O Município destacou que, diante do quadro crítico, tem se esforçado para priorizar os serviços em locais essenciais como unidades de saúde, vias em que há movimentação de espaços que possam se tornar possíveis focos de dengue, com o objetivo de preservar a segurança dos moradores.

A coleta do lixo domiciliar continua fazendo o percurso normalmente pela Coleta Pioneira e sem prejuízo à população.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?