Pinda tem 11 dias de espetáculos com Festival Nacional de Teatro

Feste reúne companhias de todo Brasil com 21 apresentações para crianças, jovens e adultos; 40ª edição vai até dia 25

Máquina de Brasilidades, um dos grupos convidados para o Feste (Foto: Divulgação)
Máquina de Brasilidades, um dos grupos convidados para o Feste (Foto: Divulgação)

Juliana Aguilera
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba promove, de 14 a 25 de novembro, a 40ª edição do Feste (Festival Nacional de Teatro). Com ampla programação para todas as idades, 21 espetáculos (14 selecionados e 7 convidados) se apresentam no Teatro Galpão, no Parque da Cidade, no Bosque da Princesa, na praça Monsenhor Marcondes e no Palacete Tiradentes.

O festival tem como objetivo estimular grupos de teatros em atividades no País, revelar novos talentos e promover o intercâmbio cultural. Todos os eventos são gratuitos, mas para o Teatro Galpão é necessário retirar os ingressos com antecedência na bilheteria, pois são apenas 221 lugares disponíveis.

Neste ano, foram 169 grupos inscritos, sendo 14 selecionados: seis espetáculos adultos, quatro infantis e quatro apresentações de rua. Logo após os teatros haverá um debate junto ao público. Entre os convidados estão parcerias com projetos da Secretaria da Cultura do Estado, como o ProAc (Programa de Ação Cultural) e o Circuito Cultural Paulista, o Sesi São José dos Campos e o Sescoop (Sistema de Cooperativismo), que participa com um espetáculo de rua.

Com as parcerias, o município ganha mais teatros a custo zero. “Nós aproveitamos a oportunidade para agregar espetáculos que qualificam o festival”, explicou o diretor do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba, Alcemir Palma. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.

Júri – A seleção dos 14 participantes foi feita de acordo com seis critérios: diversidade de linguagem, clareza na proposta de encenação, empenho na produção estética do espetáculo, relevância da pesquisa de linguagem, importância da inserção do grupo em sua própria comunidade e tema abordado. O júri foi composto por Victor Narezi, Ana Roxo e Claudio Mendel.

Os participantes ganham verba para ajuda de custo, de acordo com a distância que o grupo percorrerá até Pindamonhangaba. Segundo Palma, a ajuda cobre o percurso, alimentação e estadia.

No último dia os vencedores recebem a premiação com troféu para as categorias melhor espetáculo, melhor atriz, melhor ator e prêmio especial do júri, no Teatro Galpão, às 20h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?