Pinda recebe reforço de mais dez mil testes para combate à Covid-19

Doação fortalece a capacidade de testagem do município que pretende atingir a meta de 17 mil análises; três pontos de coleta serão disponibilizados

O prefeito Isael Domingues, durante apresentação de testes adquiridos por Pinda para ampliar combate à Covid-19 (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

A secretaria de Saúde de Pindamonhangaba recebeu, nesta quinta-feira (13), a doação de dez mil testes rápidos para o diagnóstico precoce do novo coronavírus. O Município pretende alcançar a meta de testagem de 10% da população para entender a situação de proliferação do vírus.

A expectativa é que a pasta responsável consiga testar diariamente quinhentas pessoas em três pontos diferentes da cidade: Shopping Pátio Pinda, Ônibus da Saúde (estacionado no Ciaf) e Centro Esportivo Zito, atingindo assim, a população das regiões do Araretama, Centro e Moreira César.

A secretária de Saúde, Valéria dos Santos, enfatizou que os testes estarão disponíveis para quem quiser realizá-lo, mas será necessário o agendamento prévio pelo site da Prefeitura, que deve ser disponibilizado em breve. Em caso de positivação, o paciente será encaminhado imediatamente para um gripário para início do atendimento médico com suporte de medicamentos e exames necessários, como o raio-x.

O reforço no combate ao novo coronavírus não tem custo à Prefeitura, pois os equipamentos foram doados pela empresa Exsa Urbanismo, que já realizou outras ações em parceria com o Município.

De acordo com o prefeito Isael Domingues (PL), um estudo realizado pela pasta responsável apontou que 70% dos pacientes contaminados na cidade apresentam sintomas leves, como tosse, e os outros 20% evoluem para sinais mais graves, como comprometimento do sistema respiratório. Ao fazer um comparativo com o índice de mortalidade em outros países, Domingues afirmou que “estamos muito longe do padrão europeu” e destacou que a taxa de mortalidade tem oscilado em 2.2 e 2.4%.

Pindamonhangaba tem mais de 1.309 casos de Covid-19, sendo 27 fatais. Outros 533 pacientes ainda aguardam os resultados dos exames para a confirmação da doença, 15 estão hospitalizados. Até esta quinta-feira, 744 moradores venceram o vírus.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?