Pinda recebe armamento para estruturar GCM

Após processo que durou cerca de dois anos, Segurança Pública recebe 25 armas para reforçar combate à criminalidade

Agentes da GCM de Pindamonhangaba; cidade investiu no armamento de parte do efetivo (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A secretaria de Segurança Pública de Pindamonhangaba anunciou, na última semana, que a GCM (Guarda Civil Metropolitana) recebeu 25 pistolas da Taurus para implantar o policiamento armado.

A GCM foi criada há dois anos dentro dos planos da Prefeitura por um avanço no combate à criminalidade. Os agentes municipais passaram por treinamento e cursos para que pudessem receber o armamento.

A intenção é fazer com que o sistema de segurança pública esteja fortificado de maneira integrada e sistemática com outros órgãos do ramo, como Polícia Militar e Civil, além de fiscalizar o trânsito local.

Entre os 117 agentes da GCM, aproximadamente quarenta estão aprovados e capacitados para atuar de maneira armada. O secretário de Segurança Pública, José Sodário Viana, destacou que “seguimos todos os protocolos e leis em vigor, sempre com um único objetivo: trazer um avanço no combate ao crime no município e melhorar a nossa segurança”.

A administração municipal enfatizou que neste momento de remodelação, além de proteger patrimônio municipal, a Guarda passa também a exercer proteção ao cidadão.

Foram criadas ainda Ouvidoria e Corregedoria especificas para a GCM, além do treinamento dos guardas que contou com cursos de direito administrativo e penal, exame de aptidão psicológica, capacitação para o uso de arma e de controle com equipamentos como tonfa e escudo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?