Pinda faz campanha do Novembro Azul

Saúde municipal recorre a palestra para conscientização contra o câncer de próstata

Bruna Pires – Pindamonhangaba

 

Após a campanha de prevenção contra o câncer de mama em outubro, a secretaria de Saúde de Pindamonhangaba lançou na última segunda-feira, a campanha Novembro Azul, voltada para a conscientização sobre a saúde do homem.

Marcando o início da campanha, uma palestra sobre o tema foi realizada com o cirurgião urologista da Sociedade Brasileira de Urologia, Octávio Bertti, que também atua no Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura. No evento, realizado no auditório da Prefeitura, o médico explicou sobre o câncer de próstata como, os tipos de exames e a importância da prevenção.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. É o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

De acordo com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, durante o mês de novembro serão disponibilizados serviços médicos, odontológicos e ações coletivas para a população masculina em todas as unidades de saúde.

A primeira ação coletiva ocorreu na quinta-feira, na secretaria de Obras da Prefeitura, no bairro do Bosque, das 7h30 às 11h. Na ocasião,forão feitas solicitações de exames, verificação de pressão, teste de glicemia e orientações. Neste domingo, acontece a Corrida Azul, com largada na praça João Faria Fialho (Largo do Quartel), além de orientações preventivas sobre diabetes, obesidade e o câncer.

O último dia da ação será dia 29, quando as unidades de saúde dos bairros Cidade.

Legenda: Urologista Octavio Bertti ministra palestra com esclarecimentos sobre o câncer de próstata no início da campanha em Pinda. (Foto: Colaboração/ Luis Claudio)

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?