Pinda comemora aniversário com shows de rock, forró e blocos carnavalescos

Festa celebra 313 anos de emancipação do município, que conta com IDH positivo e índice da segurança em alta; Ira! e Falamansa são principais atrações neste fim de semana

Tato, vocalista do grupo Falamansa e Nasi, vocalista do Ira!, que se apresentam neste final de semana, durante comemorações em Pinda (Foto: Reprodução)
Tato, vocalista do grupo Falamansa e Nasi, vocalista do Ira!, que se apresentam neste final de semana, durante comemorações em Pinda (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Com a expectativa de atrair um público 120 mil pessoas, os eventos comemorativos do aniversário de 313 anos de Pindamonhangaba começaram na última sexta-feira.

Além de diversas atrações musicais, a festividade, que tem o Parque da Cidade como palco principal, contará com a exibição da final da Copa do Mundo, no próximo dia 15.

Emancipada politicamente de Taubaté em 10 de julho de 1705, Pindamonhangaba atualmente possui uma população, estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 164 mil.

Além de uma das maiores taxas de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos no Estado, que chega a 98,2%, Pindamonhangaba é uma das duzentas cidades brasileiras com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

No mês passado, o município ganhou outro motivo para comemorar. Dados da secretaria de Segurança Pública revelaram que no comparativo entre os primeiros cinco meses de 2017 e 2018, a cidade obteve neste ano quedas em todos os índices de criminalidade. Além de uma redução de 41,6% de furtos e roubos, houve uma diminuição de 36% em mortes violentas, passando de 11 para 7 casos.

Para celebrar o bom momento, que no campo político conta com um relacionamento ameno entre o chefe do Executivo, Isael Domingues (PR) e a maioria dos vereadores, a Prefeitura preparou uma programação diversificada para o aniversário de Pindamonhangaba.

O evento, que não teve o investimento divulgado, foi oficialmente iniciado no último dia 1 com um festival junino e uma romaria fluvial no Bosque da Princesa e no Mantiqueira, no distrito de Moreira César.

Durante a última sexta-feira, além de uma exposição de orquídeas, a população, que possui entrada gratuita, acompanhou no Parque da Cidade o jogo das quartas de final da Copa do Mundo, entre Brasil e Bélgica, com vitória belga por 2 a 1, que definiu a desclassificação da Seleção no mundial da Rússia. Já à noite, foi a vez do músico sertanejo Tadeu Alves comandar a festividade.

Na noite de sábado, os espectadores assistem a apresentação das bandas de reggae “A Tropa” e “Maskavo”.
Além da “Banda La Brava”, o domingo terá o show do “Ira!”, tradicional banda do rock nacional.
Na próxima segunda-feira, se apresentam a “Legião Urbana Cover” e o grupo de forró “Falamansa”. No dia seguinte estão programados os shows dos grupos de rock “Bellator” e “Banda Turnê”.

Depois de uma pausa de cinco dias, na manhã de 15 de julho será realizada a “Corrida Pinda”, que possui seis mil inscritos e que terá o Parque da Cidade como ponto de largada e chegada.  Já ao meio-dia, será transmitida a final da Copa do Mundo.  O fechamento das festividades está marcado para as 15h com as apresentação das bandas dos blocos carnavalescos de São Luiz do Paraitinga Juca Teles, Banda Estrambelhados e Bloco do Saci.

Segurança e Solidariedade  De acordo com o coordenador de eventos da Prefeitura de Pindamonhangaba, Ricardo Flores, o evento contará com um forte esquema de segurança. “Além da Guarda Municipal e de uma empresa de segurança privada, teremos a presença de até cinquenta policiais militares, contratados através da Atividade Delegada. Estamos fazendo todos os esforços possíveis para garantir que as famílias de Pindamonhangaba tenham total tranquilidade para aproveitarem esta grande festa”.

O coordenador explicou ainda que a praça de alimentação tem espaços destinados para que 13 entidades assistências comercializem seus produtos, contribuindo para aumentarem sua arrecadação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?