Pinda aguarda análise sobre morte de macaco com suspeita de febre amarela

Causa de morte deve ser revelada em até trinta dias; campanha de vacinação tem baixa adesão popular na cidade

População busca por vacinação contra a febre amarela; Pinda tem baixa adesão à campanha (Foto: Divulgação)
População busca por vacinação contra a febre amarela; Pinda tem baixa adesão à campanha (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Além da baixa adesão popular à campanha de vacinação contra a febre amarela, Pindamonhangaba ganhou no último final de semana mais um motivo para se preocupar. Romeiros que caminhavam em uma região de mata no Bonsucesso encontraram um macaco morto no último dia 16, gerando a suspeita de que ele tenha sido vítima da doença.

De acordo com o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, após o relato do grupo de romeiros, a equipe da Vigilância Epidemiológica recolheu o cadáver do animal na manhã do dia seguinte. O corpo do macaco, que era da espécie bugio, foi   submetido a uma autópsia e teve amostras de tecido do fígado retiradas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. “A expectativa é   que a causa da morte seja revelada em até trinta dias. Este fato aumentou muito a nossa preocupação, já que podemos em breve ter a confirmação de que o vírus está presente em nossa cidade”.

Lamana revelou ainda que desde o início da campanha de vacinação contra a febre amarela, em 25 de janeiro, somente 42 mil moradores foram imunizado, representando pouco mais de 30% da meta estipulada, que é de 138 mil pessoas.

Segundo o diretor, o sucesso da campanha está esbarrando em “fake news” (notícias falsas com o interesse de deturpar um fato ou personagem). “Parte da população não quer ser vacinada porque ouviu áudios de falsos médicos nas redes sociais que afirmam que a dose provoca graves reações adversas. Estamos intensificando as ações de conscientização para que os moradores compreendam que estão em perigo caso não sejam imunizados”.

Locais – Os moradores de Pindamonhangaba que ainda não receberam a vacina contra a febre amarela, devem se dirigir o mais breve possível às unidades de saúde dos bairros Cidade Nova, Araretama, Centro, Terra dos Ipês e também no distrito de Moreira César.

Além dos locais fixos, equipes da Saúde estão visitando bairros rurais, escolas, indústrias e entidades.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?