Pinda adere consórcio e garante implantação do Samu para 2016

Oito municípios oficializam acordo de serviço, com expectativa para março

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Após reunião na última semana, oito municípios do Vale do Paraíba oficializaram a adesão ao consórcio intermunicipal do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Com a formalização, Pindamonhangaba espera começar a contar com o serviço a partir de março.
Representantes de Campos do Jordão, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra e Natividade da Serra assinaram um termo de adesão ao consórcio, durante encontro em Taubaté.
De acordo com o projeto selado pelos municípios, Taubaté abrigará a sede do Samu e contará com quatro bases de apoio. As outras cidades preparam as instalações para também receberem as unidades.
Após a formalização do consórcio em cartório, a próxima etapa é a criação do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), para que seja contratada uma empresa responsável pela operação do sistema.
As oito cidades que integram o consórcio terão à disposição 18 ambulâncias disponibilizadas pelo Governo Federal, que realizarão o atendimento de urgência. A expectativa dos municípios, que já iniciaram a construção das bases, é que o Ministério da Saúde realize uma vistoria na estrutura dos locais ainda neste mês.
Pindamonhangaba – Para a secretária de Saúde e Assistência Social, Sandra Tutihashi, a implantação do Samu é um marco para a saúde de Pinda. “Teremos mais agilidade no atendimento de urgência á população. Há muito tempo, buscávamos alternativas para garantir que Pinda contasse com este serviço. O consórcio foi a melhor saída para todos, pois nenhuma cidade da região possui recursos para financiar sozinha a instalação do Samu e a operação do sistema”.
A secretaria revelou ainda o investimento do Executivo. “As oito cidades que fazem parte do consórcio pagarão R$ 1,85 por habitante. Certamente é um investimento que compensa muito, pois o Samu será um grande diferencial no sistema de saúde do município. Devido sua agilidade, certamente muitas vidas serão salvas por este serviço. Nossa expectativa é que em março o Samu já esteja operando, mas dependemos da contrapartida do Ministério da Saúde para que o trabalho seja iniciado”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?