Para conter aumento da violência, Pinda implanta ‘Guarda com Bike’

Agentes atuam em áreas públicas; ano começou com aumento de furtos e roubos

Policiais militares fazem ronda com bicicletas em Pindamonhangaba; parceria amplia sistema de prevenção à criminalidade no município (Foto: Divulgação)
Policiais militares fazem ronda com bicicletas em Pindamonhangaba; parceria amplia sistema de prevenção à criminalidade no município (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Na tentativa de garantir mais segurança aos moradores e espaços públicos, a Prefeitura de Pindamonhangaba implantou o projeto “Guarda com Bike”. Os agentes de vigilância foram distribuídos pelas praças e parques públicos.

De acordo com os dados da secretaria de Segurança Pública do Estado, a cidade apresentou um aumento preocupante de 21% na taxa de homicídios entre 2015 e 2016. Enquanto no ano retrasado, 28 pessoas foram assassinadas, o número saltou para 34 no ano seguinte.

Outro dado preocupante foi o crescimento de 400% no índice de latrocínios, já que em 2016 cinco moradores foram mortos durante assaltos, enquanto apenas um no ano retrasado. Os roubos também passaram de 673 para 746, representando um crescimento de quase 11%.

Já em 2017, as estatísticas do Estado, que até o momento divulgou os registros de janeiro e fevereiro, mostrou, que comparado ao mesmo período do ano passado, a cidade contabilizou um aumento de 8,3% na taxa de furtos, passando de 253 para 274. Os roubos também cresceram quase 11%, saltando de 101 para 112.

Reforçando o combate à violência, desde a última terça-feira a Guarda Municipal conta com agentes patrulhando de bicicleta os principais pontos turísticos e de aglomeração em Pinda.

De acordo com o coordenador da Guarda Municipal, Sandro Faria, as equipes estão concentrando suas atenções na segurança nas praças do Centro, Parque da Cidade e no Bosque da Princesa. “Inicialmente contamos com cinco guardas para compor o quadro do projeto ‘Guarda com Bike’. Os agentes receberam um primeiro treinamento e agora serão orientados por Policiais Militares e por profissionais envolvidos na área de segurança da nossa cidade”.

Faria explicou ainda que a corporação possui 106 guardas municipais e 17 agentes de segurança distribuídos em três turnos de oito horas durante a semana.

O universitário Ivan Batista, 27 anos, elogiou a iniciativa. “A cidade anda muito perigosa, e acredito que a Prefeitura tem que buscar todas as formas de dar apoio para a Polícia Militar. Acho que usando a bicicleta, os guardas terão mais facilidade para se locomoverem nos parques e nas praças”, comentou. “De bicicleta, os guardas poderão surpreender os bandidos, porque chama muito menos a atenção do que as viaturas”, lembrou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?