Mais de quatrocentos animais são castrados em Pinda

Cachorro recebe atendimento da equipe do castramóvel, em Pindamonhangaba (Foto: Divulgação PMP)
Cachorro recebe atendimento da equipe do castramóvel, em Pindamonhangaba (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Para evitar o aumento de cães e gatos abandonados em Pindamonhangaba, a Prefeitura iniciou na última semana a primeira etapa do projeto “Castramóvel no Bairro”. A ação, que contemplará diversas regiões do município, esterilizou mais de quatrocentos animais no último final de semana, no Araretama.

Em 26 de junho, o Executivo contratou a Clínica Veterinária Patas de Ouro, sediada em Sorocaba-SP, para realizar 1,4 mil castrações de animais domésticos. Contando com uma equipe de 17 profissionais, a terceirizada realizará os procedimentos cirúrgicos no interior de seu castramóvel (clínica veterinária itinerante).

No início de outubro, as famílias do Araretama foram informadas que o bairro foi escolhido para ser o primeiro a receber o projeto. Com um investimento municipal de R$ 45 mil, 225 cães e 180 gatos foram castrados no último dia 30.
Enquanto aguardavam seus bichos de estimação serem atendidos, os donos acompanharam as exibições de vídeos informativos sobre os cuidados necessários com a saúde e criação dos animais.

Após o processo de esterilização, os cães e gatos foram encaminhados para uma área de repouso enquanto se recuperavam da anestesia.
O diretor do departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, classificou como um sucesso a primeira etapa da ação. “Todos os procedimentos ocorreram da melhor maneira possível, não havendo complicação no quadro de saúde de nenhum dos animais. Antes de receberem alta, eles ficaram em observação por cerca de meia hora.

Após esta ação, acredito que o Araretama registrará, a médio e longo prazo, uma queda considerável no número de cães e gatos abandonados”.
O diretor revelou ainda que as próximas etapas do projeto ocorrerão nestes últimos três meses do ano. “Estamos em fase de estudo para definir quais serão os próximos bairros que receberão o serviço. Divulgaremos as datas o mais breve possível. Nosso objetivo é que outras três regiões sejam contempladas até o fim do ano”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?