Lotéricas e padarias voltam a abrir em Pinda

Novo decreto permite a abertura dos estabelecimentos desde que não haja aglomeração de pessoas

O centro comercial de Pinda afetado por fechamentos; Isael decreta reabertura de pontos como padarias e lotéricas (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

O novo decreto assinado pelo prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), nesta semana, permite a reabertura das casas lotéricas e padarias. Os responsáveis pelos estabelecimentos deverão estar atentos à quantidade de pessoas que circularão pelo local. A medida, mesmo anunciada antes, segue o mesmo rumo da lista divulgada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que incluiu igrejas e lotéricas entre as atividades consideradas essenciais, autorizadas a funcionar durante o estado de calamidade pela pandemia.

A medida em Pinda foi anunciada no fim da tarde da última quarta-feira, na tentativa de colaborar para que os moradores tenham acesso aos produtos e serviços essenciais de maneira facilitada.

De acordo com o decreto “…todos os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar em regime de exceção deverão seguir as normas sanitárias de segurança e higiene fixadas pelo Município, através da secretaria competente, devendo intensificar as ações de limpeza e informação à população (trecho do decreto)”.

Para a decisão de abrir novamente as padarias, Isael contou com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Vale do Paraíba, além de trabalhadores da categoria. Ficou concluído que esse tipo de serviço integra o ramo de comércio essencial, mas não será permitida a permanência dos clientes no local para consumação de bebidas e alimentos.

Em pronunciamento divulgado nas redes sociais, após a reunião, Isael afirmou que “o comitê (de enfrentamento ao coronavírus) avaliou cada padaria e viu que elas exercem função descentralizadora o que era canalizado para o supermercado. Todos os bairros tem padarias e elas poderão ajudar no fornecimento de alimentos evitando aglomeração”.

O prefeito pediu ainda para que os moradores colaborem com o isolamento social como medida de prevenção a Covid-19.

Contenção na RMVale – O funcionamento de padarias e lotéricas estão liberadas em Potim, mas somente seis pessoas podem aguardar o atendimento. Sobre as padarias, o consumo no local está suspenso e os estabelecimentos devem operar com atendimento delivery. Guaratinguetá e Aparecida também fazem uso das mesmas regras na luta contra o coronavírus.

Federal – O governo também liberou uma lista de serviços e negócios que estão aptos a retomar as atividades. Na tarde desta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro incluiu lotéricas e igrejas na lista de atividades consideradas essenciais. Outras atividades liberadas são de igrejas e espaços para ações religiosas, antes proibidos de funcionar para evitar aglomerações, o que aumenta o risco de contaminação pelo coronavírus.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?