Isael retoma medidas preventivas com rigor em Pinda

Prefeito havia autorizado flexibilização do comércio, mas medida foi revogada devido à quarentena estadual no início da semana

O centro comercial de Pinda afetado por fechamentos; Isael assina novo decreto após prorrogação de quarentena (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

Seguindo o governo do Estado, o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), assinou, na última quarta-feira (8), um novo decreto com medidas restritivas ao comércio em prevenção à Covid-19. No último dia 3, outro decreto havia sido publicado, permitindo a flexibilização do ser e a realização de parte dos serviços autônomos.

De acordo com a Prefeitura, a decisão anterior havia tentado uma pequena flexibilização do funcionamento de alguns serviços com o objetivo de evitar aglomerações, mas, devido aos três casos confirmados na cidade e à prorrogação da quarentena no Estado, o Comitê de Enfretamento à Covid-19 decidiu que novas medidas precisavam ser tomadas.

Com a nova medida, estão autorizados a funcionar serviços e estabelecimentos essenciais à saúde, de urgência e emergência (também de saúde animal) instituições financeiras como bancos e casas lotéricas; alimentos fundamentais como açougue, feira livre, quitandas e padarias. Os comerciantes devem atender às regras e sem consumo local.

O decreto autoriza ainda somente o delivery para food trucks e restaurantes e lanchonetes. Centros de abastecimentos essenciais como depósitos de gás e água, oficinas de automóveis, postos de combustível, transportadoras, lojas de tecido e de material de construção também podem funcionar desde que atendendo às normas de dois metros de distância entre os clientes, diminuição de tempo de permanência nas filas, além de priorizar o atendimento aos grupos de risco, idosos, gestantes e pessoas que apresentem comorbidades, e estar devidamente adequados às regras sanitárias.

O diretor do departamento de Riscos e Agravos à Saúde e membro do Comitê de Enfrentamento, Rafael Lamana, destacou que as ações buscam evitar a circulação viral na cidade. “É importante que todos nós tenhamos essa consciência, estamos passando por esse momento difícil. Pindamonhangaba não está isenta disso, faz parte de um ciclo estadual, federal e mundial”, enfatizou.

Bancos lacrados – Como medida de contenção à propagação do coronavírus, a Prefeitura de Pinda interditou os bancos das praças Monsenhor Marcondes e Engenheiro José Salgado Ribeiro (da Liberdade), no último dia 1. A medida foi tomada pelo Comitê de Enfretamento ao Covid-19 e executada pela secretaria de Segurança Pública.

Segundo o secretário responsável pela pasta, José Sodário Viana, o objetivo é fazer com que o público evite as praças. “Com isso (decreto) afastar momentaneamente as pessoas desses locais, especialmente os idosos. Temos abordado pessoas nessas praças, e muitas delas são pertencentes aos grupos de risco”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?