Isael rebate acusações de Ortiz Junior com dados sobre atendimento de taubateanos

Pinda registra alta demanda importada de pacientes de Taubaté; prefeito alfineta sistema de maternidade da cidade vizinha

Isael Domingues, que rebateu as acusações feitas sobre saúde pública (Foto: Reprodução)
Isael Domingues, que rebateu as acusações feitas sobre saúde pública (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Após ser alvo de duras críticas do prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), o chefe do Executivo de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PR), divulgou na última quinta-feira um levantamento que apontou que o município também registrou uma alta demanda “importada” nos atendimentos da saúde.

Isael chegou a ser chamado de “cara de pau” pelo tucano, que afirmou que as unidades de Taubaté tiveram um aumento de 45% no número de atendimentos de pacientes da cidade vizinha.

No último dia 21, Ortiz Junior concedeu uma entrevista à Rádio Metropolitana, onde reclamou que devido à má gestão do setor da Saúde de Pinda, os moradores estão buscando atendimento em Taubaté. Além de denominar como uma droga o funcionamento do sistema de urgência e emergência do município vizinho, o tucano revelou que estuda mover uma ação de reparos de danos, para que Isael arque com as despesas dos pacientes pindamonhangabaenses.

No dia seguinte à entrevista, Taubaté divulgou um balanço que revelou que de maio a agosto, 1.463 moradores de Pinda foram atendidos pelas suas unidades de saúde. No mesmo período do ano passado, o número não ultrapassou 1.009 atendimentos.

Em resposta às críticas de Ortiz Junior, Pinda divulgou na última quinta-feira um levantamento feito pela empresa ABBC, que desde maio administra o Pronto Socorro, que apontou que o número de taubateanos atendidos na cidade também é alto. Os dados revelam que o Pronto Socorro recebe em média 150 taubateanos por mês, apenas 25 a menos do que o balanço de Taubaté afirma atender em seu Pronto Socorro e nas UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento).

O prefeito de Taubaté Ortiz Junior, que não poupou críticas à Pinda (Foto: Reprodução)
O prefeito de Taubaté Ortiz Junior, que não poupou críticas à Pinda (Foto: Reprodução)

Isael ressaltou que é normal o fluxo de pacientes entre os municípios vizinhos, já que o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é universal.

“Nós também atendemos bastante taubateanos, e não recusamos atendimentos aos taubateanos, pelo contrário, como médico eu aprendi que devemos atender a todos independente de onde sejam”, afirmou o prefeito.

O balanço de Pinda demonstrou que desde maio, o Pronto Socorro atendeu 2.115 moradores de outras cidades, sendo 35,2% de taubateanos, que totalizam 747 dos atendidos. As especialidades que tiveram mais pacientes “importados” de Taubaté foram de generalista (367) e obstetrícia (336).

Apenas na maternidade, o índice de taubateanos que recorreram a saúde pública em Pinda significa 57,24% do total de atendimentos importados.

Isael enfatizou ainda que diversas gestantes de Taubaté procuram Pinda para terem seus filhos. A taxa de nascimento de taubateanos representa 30% dos partos feitos pela Santa Casa de Pinda.

“Vamos dar total assistência e acolhimento a todos que necessitarem da saúde pública de Pinda, especialmente na maternidade, que é uma de nossas referências, e por outro lado, uma das deficiências de algumas cidades”, alfinetou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?