Isael nega terceirização de laboratório depois de ameaça de abertura de CEI

Unidade de Pindamonhangaba é referência para 15 cidades da região; Executivo municipal cobra que comissão investigue contratos anteriores

Isael e Roderley: atrito após notícia de terceirização em laboratório (Foto: Arquivo Atos)
Isael e Roderley: atrito após notícia de terceirização em laboratório (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Após a Prefeitura de Pindamonhangaba publicar na última quarta-feira o edital de credenciamento para a contratação de laboratórios de análise clínica, o vereador Roderley Miotto (PSDB) anunciou que pedirá a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) na próxima sessão.

O parlamentar, que é contra a terceirização do serviço, buscar apurar os problemas de gestão e econômico, que levaram o ambulatório municipal deixar de ser o único prestador do serviço.

Criado há quase trinta anos, o laboratório municipal de Pindamonhangaba é referência para o atendimento de 15 cidades da região. A unidade, localizada no São Benedito, realiza mensalmente uma média de oitenta mil exames.

Para Miotto, que preside a comissão de Saúde, a publicação do edital de credenciamento sinaliza “um novo capitulo” na busca do prefeito Isael Domingues (PR) em terceirizar o laboratório.

“A Prefeitura não apresenta uma justificativa decente para tomar esta atitude. Não dá para entender o que mudou em seis meses para eles quererem, supostamente, terceirizar um serviço que é considerado de excelência há tanto tempo”.

O tucano revelou ainda a sua expectativa sobre a possível abertura de uma CEI na próxima segunda-feira. “Precisamos apurar o que está acontecendo na gestão do laboratório para que de uma hora para a outra ele suspostamente não seja mais capaz de atender a demanda. Não podemos aceitar esta tentativa de terceirização, e faremos o possível para que a população não seja prejudicada com esta medida”.

Outro lado – Em nota oficial, a Prefeitura negou que a unidade será terceirizada e que apenas está credenciando outros laboratórios para realizarem exames. O Executivo ressaltou que “não é correto dizer terceirização, pois o laboratório hoje já contrata uma empresa que fornece os equipamentos e os insumos”.

Em relação à possível abertura de uma CEI, o Município afirmou que a Câmara está na função dela, a de fiscalizar as ações, e será importante uma investigação sobre os gastos do laboratório nos últimos anos. A nota enfatizou ainda que deseja que, caso seja aberta, a CEI seja ampla e avalie todos os contratos estabelecidos pelas gestões anteriores.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?