Geraldo Alckmin ganha homenagem em Pinda e analisa 2020 eleitoral

Prefeitura inaugura o Café Literário, no local em que morou a família do ex-governador

Ao lado de Piorino e Isael Domingues, Geraldo Alckmin participa da inauguração do Café Literário em Pinda (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

O Parque da Cidade inaugurou, no último domingo, o Café Literário no casarão em que morou a família Alckmin. Um dos destaques do evento foi a presença do ex-governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que acompanhou a homenagem e falou sobre a política de Pindamonhangaba e o cenários estadual e federal.

Ainda pela manhã e com pouco movimento no Parque da Cidade, Alckmin chegou para a inauguração acompanhado da esposa Lu Alckmin e assessores. Logo, a notícia se espalhou, e o espaço ao ar livre foi tomado por populares conterrâneos ao político.

Durante a inauguração, Alckmin lembrou que o casarão, que atualmente abriga Café Literário, foi o local em que viveu sua infância e, posteriormente viu a mãe falecer.

Ele elogiou o prédio e parabenizou a administração do atual prefeito, Isael Domingues (PR). “Parabéns à nossa cidade com esse belíssimo parque. Há dez anos, doamos esse espaço para a Prefeitura”.

Ao lado do tucano, o prefeito destacou que a cidade ganha com a presença de nomes como o de Alckmin. “Aqui temos vários ícones, ‘monstros’ da política de Pinda. É aqui que a gente ‘se refrigera’, encontra um bálsamo, pois não é fácil governar”, exaltou Domingues, que lembrou que o Café Literário será uma forma para que a memória da família Alckmin se mantenha viva.

Política – Alckmin comentou o cenário político regional e como o ano eleitoral deve afetar as formações de novos grupos, mas sobre seu futuro, não revelou o caminho que deve seguir. “O futuro à Deus pertence. Ser candidato ou não é uma questão a ser analisada mais à frente, mas torço muito pelo nosso país. Acho que a economia, o ano que vem, vai melhorar um pouco, pode crescer em torno de 2,5%”, desconversou.

Sobre a gestão atual do Estado, Alckmin foi discreto e afirmou que ainda é muito cedo para avaliar o desempenho de seu sucessor, João Doria (PSDB). “Estou me dedicando à medicina, voltei a dar aulas. Sempre gostei de dar aulas (…) tenho me dedicado ao magistério, à educação, estudando as questões do nosso país. Mas vamos dar um tempinho de política, que é bom. E estou matando a saudade dos meus amigos”.

O político falou do sistema de governo brasileiro atual e defendeu uma reforma político-partidária com menos partidos, mais programáticos e com melhor identidade. O tucano declarou que o Brasil tem um dos piores sistemas partidários do mundo. “Temos o melhor modelo de apuração eleitoral do mundo. Se termina uma eleição de presidente da República às cinco da tarde, num país continental como é o Brasil, e às dez da noite você sabe o resultado, é impressionante”.

Sobre a crise entre o governo de Jair Bolsonaro e o PSL, partido em que o atual presidente da República se elegeu no ano passado, Alckmin destacou que isso retrata a falência da política. “Criar mais um partido? Já tem 34 e criar mais um? Quer dizer, no fundo você está criando partido de fulano, partido de beltrano. São cartórios sem identidade partidária, por isso tenho defendido a reforma política. É preciso mudar a maneira em que se escolhe os candidatos”.

Alckmin comentou que o sistema presidencialista está fadado à crise, e mencionou os países vizinhos que passam por momentos de emergências governamental e humanitária. Ele defende um sistema de governo parecido com o do país que colonizou o Brasil, que conta com o presidente e o parlamento, o parlamentarismo. “Portugal tem um bom modelo. Você elege o presidente, que tem suas atribuições, não é uma “rainha da Inglaterra”, mas o primeiro-ministro é mais dinâmico e consegue superar as crises”.

Café Literário – Inaugurado no domingo, o espaço cultural foi instalado na antiga casa que abrigou tradicionais famílias como Alckmin, Vieira e Guaragna.

Com três ambientes, o Café Literário conta com exposição de parte do acervo do ex-governador Geraldo Alckmin, sala de leitura com livros históricos sobre a cidade e sala de vídeo com entrevistas de nomes da história do município.

Criado na parceria entre a secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba e o Fundo Social de Solidariedade, o espaço, localizado próximo ao portal de entrada do Parque da Cidade, recebeu melhorias, além de um novo conceito em sua parte interna com cores, fotos e painéis de acrílico, mostrando pontos turísticos históricos da cidade.

A proposta da secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo Social é realizar, em 2020, um chamamento para que o um café funcione no espaço, completando o ambiente.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?