Funcionários dos Correios suspendem greve em Pinda

Reivindicação é atendida após quase duas semanas; população reclama de transtornos

Funcionários dos Correios de Pindamonhangaba, durante assembleia que definiu o fim de greve na cidade (Foto: Divulgação)
Funcionários dos Correios de Pindamonhangaba, durante assembleia que definiu o fim de greve na cidade (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Após quase duas semanas de greve, os funcionários dos Correios de Pindamonhangaba anunciaram na manhã da última sexta-feira o fim da paralisação. O anúncio da retomada do serviço representou um alívio para a população, que estava sendo prejudicada pela falta de entrega das correspondências.

Reivindicando mudanças no novo sistema de distribuição de correspondências e encomendas, denominado DDA (Distribuição Domiciliária Alternada), adotado pela empresa desde o início de janeiro, os trabalhadores declararam estado de greve no final de fevereiro.

De acordo com o vice-presidente do Sintect-VP (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Vale do Paraíba), Maurilio Alves, no começo do ano a empresa ordenou que os 34 carteiros que atuam na cidade passassem a trabalhar obedecendo o DDA. O sistema consiste na organização da distribuição em determinada área, dia sim dia não, sem contar os sábados.

A entrega da carga é feita em duas etapas: objetos considerados não urgentes são distribuídos no dia do recebimento e o restante no dia seguinte. “Esse sistema acabava sobrecarregando ainda mais os carteiros, já que acumulava correspondências de dois dias em alguns pontos da cidade, e também atrasava ainda mais o recebimento por parte da população. A solução era a contratação de mais trabalhadores, mas infelizmente os Correios não querem adotar esta medida”, explicou o vice-presidente.

Alves revelou que após reunião na manhã da última quinta-feira, os grevistas chegaram a um acordo com a empresa. “Os carteiros voltarão a trabalhar no sistema anterior, que percorre os bairros de forma completa no dia, que enxergamos que no momento é a única alternativa possível para não sobrecarregar tanto. Na semana que vem terá reunião com os Correios para que as entregas passem a ser feitas no período da manhã, que conta com um sol e calor mais amenos do que durante à tarde”.

A greve estava causando uma série de transtornos para os moradores de Pindamonhangaba. É o caso do aposentado, Mauro César Barra, 60 anos, que relatou as dificuldades. “Moro no Alto do Cardoso e desde o dia 22 que não recebo nenhuma correspondência. Não estou indo nem nos Correios buscar para não me aborrecer, e o que posso estou tirando pela internet. Mesmo com os problemas que essa greve causa, acho que os carteiros têm razão no que estavam reivindicando”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?