Funcionários da Novelis paralisam por PLR e novas confirmações da Covid-19

Protesto nesta manhã aponta para crescimento de casos da doença na indústria; Sindicato alerta que mais de vinte metalúrgicos podem ter sido contaminados

Manifestação de funcionários da Novelis, durante a manhã desta quarta-feira (Foto: Reprodução SMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Os funcionários da Novelis paralisaram as atividades, nesta quarta-feira (29), para protestar contra a redução na PLR (Participação de Lucros e Resultados). Foi abordada também a elevação dos casos do novo coronavírus na empresa.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba apontou que em maio houve queda na produção, com possibilidade de demissões. Para driblar a crise, foi acordado a redução pela metade da PLR, entretanto a categoria afirmou que no último mês a produção já retornou à normalidade.

O presidente do Sindicato, André Oliveira, relatou que “o sentimento do trabalhador é que isso foi uma manobra da empresa para se aproveitar e reduzir o pagamento aos funcionários”.

A pandemia do novo coronavírus contaminou 35 funcionários da indústria, conforme levantamento do Sindmep. Dez deles estão recuperados da doença e voltaram aos postos de trabalho, outros 25 seguem afastados para tratamento.

A empresa tem seguido o Plano São Paulo para a comunicação de contaminados e testagem, mas outro fator preocupante é a falta de higienização do vestiário e banheiro nos períodos da tarde e noite.

Ao todo, a fábrica tem 1,3 mil funcionários trabalhando, além daqueles que estão empregados em terceirizadas. O Sindicato reivindica que a empresa amplie a capacidade de testagem em trabalhadores que tiveram contato com infectados.

Cenário – Pindamonhagaba tem mais 760 casos positivos para a Covid-19, incluindo o prefeito, Isael Domingues (PL – que segue tratando no InCor, em São Paulo), e o vice prefeito Ricardo Piorino (PSL). Desde o início da pandemia, o Município registrou 21 casos fatais. A secretaria de Saúde contabiliza que 305 pessoas já estão recuperadas, enquanto 428 permanecem em isolamento para contenção da doença;

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?