Festival de Teatro de Pinda premia melhores espetáculos

Cerca de 300 artistas atuaram nos mais diferentes cenários da 37ª edição do Feste

Bruna Pires – Pindamonhangaba

O último domingo foi de premiação no Espaço Cultural Teatro Galpão, em Pindamonhangaba. Encerrando a 37.ª edição do Feste (Festival Nacional de Teatro), os melhores espetáculos, atores, diretores e outras categorias foram escolhidos entre os 25 espetáculos apresentados nos 14 dias de festival.

O encerramento do Feste, realizado no Espaço Cultural, teve a presença da secretária de Educação, professora Cidinha Pedroso, e do diretor de Cultura, Afonso Barone, além dos grupos teatrais, convidados e população.

O melhor espetáculo na categoria Rua foi a peça “Mário e as Marias”, da Cia Lúdicos de Teatro Popular, de São Bernardo do Campo-SP. Na categoria Infantil, a melhor peça premiada foi a “Expresso Caracol”, da Cia dos Pés, de São José do Rio Preto-SP, e na categoria Adulto foi “Casa Grande e Senzala”, do grupo Os Climáticos Cia de Teatro do Rio de Janeiro. Todos os espetáculos foram escolhidos pela somatória de votos do público.

Após toda apresentação teatral foram realizados debates, onde mediadores e membros dos espetáculos puderam ter uma visão melhor de cada peça apresentada, além de responderem dúvidas e ouvirem opiniões dos espectadores e profissionais da área.

De acordo com o departamento de Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba, neste ano houve uma boa participação do público nos eventos do Feste, o que enriqueceu os debates.

O diretor teatral Marcelo Denny, que foi júri da categoria Adulto, avaliou que o diferencial da edição do Feste deste ano foi a participação popular nos debates sobre os espetáculos, oficinas e palestras realizadas durante o evento. “Não é um Festival para apenas assistir peças de teatro, a idéia é que seja um Festival de encontro onde fomente discussão, aprendizado, não somente uma galeria de peças”.

A novidade no 37.ª Feste foi o Papo Vertical e exibição comentada de vídeos raros, realizados no Museu Histórico e Pedagógico “Dom Pedro I e Dona Leopoldina”. As atividades tiveram a participação de profissionais renomados como Luiz Otávio Di Santi, Fábio Mendes, Dib Carneiro, Elizete Gomes e também do Marcelo Denny.

Como o Feste deste ano comemorou os vinte anos da peça “Barca do Inferno”, os organizadores finalizaram a cerimônia com uma homenagem aos integrantes do espetáculo, pelas duas décadas de história, e com a apresentação do espetáculo “Sonata a Kreutzer”, do Metropolitana Gestão Cultural, de São Paulo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?