Estrada de Ferro Campos do Jordão comemora 100 anos

Ferrovia realiza o lançamento de livro e cápsula do tempo, em celebração a trajetória

Bruna Pires – Pindamonhangaba

 

A EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão) completa cem anos este mês. Para celebrar o centenário, a sede administrativa, localizada em Pindamonhangaba, programou uma série de eventos para este sábado. Uma das atividades em destaque é a inauguração do Centro de Memória Ferroviária da estação.

O evento terá início às 10h, com a apresentação da Euterpe, banda sinfônica da cidade, com 189 anos de história. Na sequência, será lançado o livro “EFCJ: Da Saúde ao Turismo, um Século de Sonhos e Paixões”, que conta os cem anos de história da ferrovia. Além disso, na ocasião serão lançados também um selo e um carimbo comemorativos e alusivos à data.

Logo depois, outra ação prevista é a apresentação da cápsula do tempo, que será enterrada nas dependências da ferrovia e só será aberta daqui cinquenta anos.

De acordo com os organizadores, a ideia é reunir dentro da cápsula objetos que registram a realidade atual, como jornais, revistas e fotografias que contam a história da EFCJ.

A inauguração oficial do Centro de Memória Ferroviária da EFCJ será na sede da ferrovia.

A sede da EFCJ em Pindamonhangaba está localizada na rua Martin Cabral, 117, Centro. Os eventos serão realizados na Oficina de Manutenção de Trens. Ainda como parte das celebrações, outro evento similar será realizado na cidade de Campos do Jordão, no próximo dia 6 de dezembro.

100 anos de história – A Estrada de Ferro Campos do Jordão surgiu dos esforços de dois médicos sanitaristas, Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, com o objetivo de criar uma ferrovia para facilitar o transporte de seus pacientes de Pindamonhangaba até Campos do Jordão, que na época era uma pequena vila no alto da Serra da Mantiqueira, onde era feito o tratamento da tuberculose.

Em 1910, Emílio Ribas e Victor Godinho receberam a permissão para construir a ferrovia, mas as obras só tiveram início em 1912. Dois anos depois, em 15 de novembro de 1914, a Estrada de Ferro Campos do Jordão começou a operar, transportando seus primeiros passageiros. Com os altos custos e a dificuldade na execução das obras, a ferrovia foi encampada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1916, que assumiu sua administração.

A EFCJ cumpriu por vários anos os objetivos de sua construção e realizando transporte de carga. Já a partir da década de 1970, com a tuberculose controlada e considerando as características e a beleza natural do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, passou a ser utilizada exclusivamente para transporte e serviços turísticos.
Em 2011, a EFCJ passou a ser um órgão ligado a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, quando se tornou objeto de revitalização e recuperação, com investimentos em todos os níveis de sua estrutura física e gerencial. Atualmente, além dos parques, oferece também serviços de transporte urbano na cidade de Pindamonhangaba e passeios turísticos entre as cidades de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e Pindamonhangaba.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?