Escorpiões voltam a assustar famílias de Pindamonhangaba

Em rede social, moradores relatam experiência de encontrar o animal dentro de casa; cobram por medidas ganha força

Escorpião encontrado por moradora, que cobra atenção da Prefeitura (Foto: Colaboração)
Escorpião encontrado por moradora, que cobra atenção da Prefeitura (Foto: Colaboração)

Juliana Aguilera
Pindamonhangaba

Moradores de Pindamonhangaba voltaram a usar as redes sociais para protestar contra a visita de personagens nada agradáveis e cada vez mais corriqueiros: os escorpiões. Pouco mais de um mês após reclamações de famílias do distrito de Moreira César, agora é a vez de relatos de bairros como o Santa Cecília, Maricá e Cidade Nova.

As postagens em grupos de discussões de Pindamonhangaba começaram após a moradora do Santa Cecília, Márcia Macedo, contar que encontrou dois escorpiões amarelos de madrugada, no chão da sua cozinha. Até o fechamento desta matéria foram 64 mensagens na publicação, muitos afirmando também ter encontrado o bicho em suas casas.

Márcia afirmou que encontrou os animais após ter voltado de viagem. “Levantei de noite para ir ao banheiro e encontrei os dois escorpiões. Minha família estava dormindo na sala, em um colchão, então eu corri imediatamente para tirá-los de lá”, lembrou a empresária, de 36 anos.
Marcia acredita que os animais tenham sido carregados pela chuva na rede de esgoto, e entrado na casa pelo ralo do banheiro. “Minha casa é um lugar bem limpo. Eu tenho um quintal grande, mas não tem sujeira nem entulho”, explicou.

No dia seguinte, ela ligou para agentes do Centro de Controle Zoonose, que vieram até sua casa. Márcia garante que escuta reclamações do tipo há um tempo, e até já ouviu casos de pessoas que foram picadas. “Os agentes até falaram algo que achei curioso. Comentaram que não são mais conhecidos como a ‘equipe da dengue’ em Pinda, e sim como ‘equipe do escorpião’, porque os casos são muito frequentes”, afirmou.

Outra moradora que reclamou da aparição de escorpiões foi a bióloga Gláucia Tsai, 30 anos. Sua mãe, moradora do bairro Santa Cecília, sofre com a invasão do animal. “Faz tempo que está assim na região. Lá tem muitos terrenos baldios, em especial, na rua da casa dela tem um mato alto e nós não sabemos a quem pertence”, afirmou.

Gláucia disse que já tentaram falar com a Prefeitura, mas nenhuma atitude foi tomada. “O último que ela achou dentro de casa foi no quarto da minha irmãzinha”, relatou.

Providências – A Prefeitura informou que, nesses casos, o morador pode fazer solicitação ao departamento de Vigilância Epidemiológica para a detecção do problema e apontamento de solução. O pedido pode ser feito via protocolo na Prefeitura de Pindamonhangaba ou subprefeitura de Moreira César.

Sobre os casos recentes, o governo municipal informou que desconhece, e afirmou que foi a primeira vez que ouviu a reclamação sobre incidência do animal no bairro Santa Cecília.

A população de Pindamonhangaba pode solicitar o serviço de limpeza municipal através do contato (12) 3644-5206. Já os moradores do distrito de Moreira César devem solicitar a melhoria através do (12) 3641-1116.

De novo – Em julho, famílias de diversos bairros e do distrito de Moreira César cobraram uma solução da Prefeitura.
Além da aplicação de inseticidas, a população reivindicou maior rigor na fiscalização contra o despejo irregular de lixos e entulhos em terrenos baldios, o que contribui para a proliferação do animal peçonhento. Os bairros focos de reclamações foram o Mantiqueira, Moreira César, Araretama, Vista Alegre, Vila Rica e Cidade Jardim.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?