Em audiência do transporte público, Araretama cobra ampliação de linhas

Encontro reúne cerca de duzentas pessoas em centro comunitário; previsão é que processo licitatório seja concluído até o fim do semestre

Passageiros do transporte de Pinda aguardam em ponto no Centro (Foto: Arquivo Atos)
Passageiros do transporte de Pinda aguardam em ponto no Centro (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou na última semana o penúltimo passo preliminar para o processo de elaboração do novo edital de concorrência para a concessão do transporte coletivo de Pindamonhangaba. O encontro, realizado no Araretama, foi marcado pelos pedidos dos moradores para que ocorra a ampliação do número de linhas no bairro.

Após a realização de uma audiência pública na Câmara no início do mês, na última quarta-feira foi a vez das famílias do Araretama participarem de uma reunião com representantes da Prefeitura para discutirem mudanças e melhorias do serviço. A audiência, realizada no centro comunitário Maria José Ardito Lerário, contou com a presença de aproximadamente duzentas pessoas, e teve mais de duas horas de duração.

Para o mecânico eletricista, Marcelo de Araújo, 41 anos, a audiência teve um saldo positivo. “Muita gente aproveitou para reclamar que tem pouca linha atendendo aqui, que todo mundo sabe que é um bairro que depende muito de ônibus. Pedimos para que a Prefeitura cobre da nova empresa que coloque mais ônibus também no final de semana. O bairro ficou satisfeito com a reunião, porque foi a rara as vezes que a Prefeitura lembrou do Araretama nos últimos anos”.

O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Urbano Reis, ressaltou a importância da iniciativa. “As sugestões dos passageiros são fundamentais para que possamos conhecer quais modificações devemos realizar para garantir uma melhor qualidade do transporte público. No Araretama a maioria das críticas se concentrou na falta de linhas suficientes do bairro. Já em relação ao estado de conservação dos veículos, tivemos pouquíssimas críticas”.

Desde 2009, o transporte público é administrado pela empresa Viva Pinda, que disponibiliza 42 ônibus distribuídos em 13 linhas pela cidade.

Há quase três anos, o Executivo planeja a abertura de um novo processo licitatório para a realização da concorrência pública. Durante este período, o contrato com a Viva Pinda foi prorrogado de forma semestral por diversas vezes. Atualmente, o contrato garante que a empresa administre o transporte público até 30 de junho.

De acordo com a secretaria de Infraestrutura e Planejamento, a última audiência pública será realizada no Distrito de Moreira César, mas ainda não conta com uma data definida.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?