Cruzeiro e Pinda recebem recursos para Castromóvel

Municípios são contemplados por emenda parlamentar; início dos serviços de castrações de animais domésticos têm previsão para 2019

ffffff
Isael Domingues durante reunião que apresentou o projeto do castramóvel (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Regional

Cruzeiro e Pindamonhangaba revelaram na última semana que em breve abrirão processos licitatórios para a aquisição de “castramóveis”, um trabalho para evitar o aumento de gatos e cães abandonados pelas suas ruas. As unidades itinerantes, adaptadas para a castração de animais domésticos, deverão percorrer todas as regiões dos municípios a partir do início de 2019.

Na última terça-feira, os prefeitos de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (SD), e Pindamonhangaba, Isael Domingues (PR), receberam a visita do deputado federal Ricardo Izar Junior (PP) em seus gabinetes.

O parlamentar, ligadas a projetos de proteção de animais, presentou as cidades com emendas de R$ 120 mil, direcionadas à compra de castramóveis. Durante os encontros, Izar Junior revelou que pretende encaminhar outra emenda até o fim do ano, do mesmo valor, para que as cidades adquiram os materiais e insumos necessários ao funcionamento das unidades itinerantes.

bbbbbbbbbbbbbb
Thales Gabriel também recebeu em seu gabinete o deputado Ricardo Izar Junior (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Cruzeiro informou que está tomando as providências para “o mais breve possível” abrir o processo licitatório para a compra do castramóvel.

O Executivo ressaltou ainda que a unidade móvel atenderá todos os bairros, tornando o município em referência em castração e controle da natalidade de animais domésticos na região.

Em Pindamonhangaba, o processo está mais avançado. De acordo com a Prefeitura foi concluído na última semana o certame para a contratação da equipe veterinária que realizará os procedimentos cirúrgicos.

A expectativa é que o serviço, que na primeira fase atenderá 1,4 mil animais, seja iniciado em setembro, tendo como prioridade a castração de cães e gatos de famílias de baixa renda.

Já o processo licitatório para a aquisição do castramóvel será aberto nas próximas semanas. A implantação do serviço é prevista somente para o ano que vem, devido aos tramites burocráticos, como a análise do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), responsável pela liberação da inciativa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?