Com inscrições abertas, PDV de Pinda atinge 75% da meta

Adesão deve superar expectativa da Prefeitura; setores da saúde e educação lideram

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, que espera sucesso à adesão de servidores ao PDV (Foto: Arquivo Atos)
O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, que espera sucesso à adesão de servidores ao PDV (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Faltando pouco mais de um mês para o encerramento do prazo de adesão ao PDV (Plano de Demissão Voluntária) da Prefeitura de Pindamonhangaba, na última semana, a iniciativa atingiu 75 % da meta estabelecida pelo município. O programa é considerado peça-chave pelo Executivo para equilibrar os gastos com a folha salarial.

Para suprir a despesa anual com encargos trabalhistas de quase 3,7 mil servidores, Pindamonhangaba atualmente investe cerca de R$ 200 milhões. O valor é motivo de preocupação para o prefeito Isael Domingues (PR), já que corresponde a 52,8% dos recursos municipais, estando apenas 1,2% abaixo do limite prudencial de gastos com pessoal.

Na tentativa de enxugar anualmente a folha salarial em R$ 5 milhões, o Executivo elaborou o PDV em janeiro. Na época, Isael explicou que a proposta tinha como público-alvo os funcionários aposentados que permanecem nos cargos.

Com expectativa pela adesão de 160 servidores, o plano oferece aos funcionários atrativos como o pagamento de verbas rescisórias e um salário base acrescido dos adicionais fixos para cada ano trabalhado, em um teto de dez salários. Em março, após sugestão da Câmara, o Executivo incluiu também o beneficio a cestas básicas, que serão dadas de forma proporcional aos anos trabalhados, num limite de até dez.

De acordo com o secretário de Administração, Fabrício Augusto Pereira, o PDV, aberto em 18 de abril, necessita de somente mais quarenta adesões para atingir a meta. “Felizmente, já temos 120 servidores municipais inscritos. Creio que se continuar neste ritmo, poderemos ter até duzentas adesões, o que contribuiria consideravelmente para afastar o risco de ultrapassar o limite prudencial”.

Além de destacar os setores que lideram a adesão, o chefe da pasta revelou outro efeito que a medida poderá gerar no ano que vem. “De acordo com o nosso levantamento, as áreas da Saúde e Educação foram as que tiveram o maior número de inscritos. Caso tenhamos um número considerável de adeptos ao programa, existe a possibilidade da abertura de um concurso público em 2019”.

Término – Os servidores municipais interessados em aderirem ao PDV devem se inscrever até 16 de julho.
Caso tenham dúvidas, os trabalhadores devem procurar o departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?