Capitão se despede da Polícia de Pinda com avanço na redução da criminalidade

Cidade passa por nova alteração no comando após período de parcerias entre PM e comunidade

O capitão Ricardo Prolungati, que deixa o comando da Policia Militar de Pindamonhangaba nesta segunda (Foto: Arquivo Atos)
O capitão Ricardo Prolungati, que deixa o comando da Policia Militar de Pindamonhangaba nesta segunda (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Pindamonhangaba

Após um ano e sete meses, a Polícia Militar de Pindamonhangaba terá mudanças em seu comando. A partir desta segunda-feira, o capitão Ricardo Prolungati deixa o comando da Policia Militar de Pindamonhangaba para a capitão Lucimeire assumir.

Em entrevista, o comandante fez um balanço sobre o período em que esteve na cidade, projetos nas escolas e fala sobre implantação do programa Vizinhança Solidária.

O capitão destacou o trabalho com foco na redução dos indicadores criminais, capitulados pela secretaria de Segurança Pública como homicídio, furto, roubo, estupro e latrocínio. “Existe uma busca nas ações para diminuição desses indicadores. Através dessas ações, conseguimos diminuir indicadores criminais, e manter outros em patamares aceitáveis”, destacou Prolungati.

“Independentemente de ter aumentado um pouco, os indicadores criminais variam. Por isso, existe a importância das pessoas realizarem boletins de ocorrência, porque através desse registro temos um dado real do que realmente está acontecendo, como e onde está acontecendo, para direcionarmos essas ações para tentar coibir e buscar a diminuição e essa melhoria”, detalhou.

A Polícia Militar realiza ações diárias com o efetivo de Pindamonhangaba e também com a equipe de apoio do 5° Batalhão de Taubaté, para ações específicas e de maior porte. Nas ações de grande envergadura, conta com efetivos de vários quartéis da Policia Militar do Vale Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Além da queda dos indicadores criminais, a Polícia Militar busca o aumento da sensação de segurança, colocando viaturas em rondas nas ruas e em eventos.

A PM trabalha também no combate irrestrito ao tráfico de entorpecentes. “Estamos realizando, com êxito, a manutenção desses indicadores criminais”, salientou o capitão.

Com ações direcionadas, o Prolungati fez uma comparação entre os últimos anos, para demonstrar a diminuição de todos os indicadores criminais. “Em 2016, comparado com 2015, conseguimos manter alguns indicadores. Fechamos um balanço de 2017, agora em abril, e a tendência é diminuir os índices que aumentaram e manter a queda dos outros”.

O comandante avalia como positiva a longa parceria com a Prefeitura, pois existe um trabalho em conjunto para manter a segurança na cidade. Ele enfatizou a importância dos projetos realizados pela PM nas escolas, como o Proerd, programa estadual que atende aos quintos anos com apostilas e atividades no trabalho de combate ao uso de drogas, e o “Parceiros do Amanhã”, um projeto local que atende crianças de 9 a 13 anos, dos bairros de Moreira César e Araretama.

O capitão ressaltou ainda a implantação do programa Vizinhança Solidária, aplicado em bairros na cidade. O morador que quiser implantar o projeto em sua rua, deve primeiro mobilizar outras pessoas, procurar a Policia Militar no quartel, localizado à rua Sagrados Corações, no bairro Alvarenga, próximo ao restaurante Chopana.

O programa é ligado à Polícia Comunitária, onde a PM estimula a mudança do comportamento nas pessoas de determinada rua ou bairro, para que ela comece a adotar, através de posturas individuais e coletivas, a mudança do comportamento voltado à segurança.

“É importante que as pessoas de bem ajudem e confiem no trabalho da polícia. As pessoas podem e devem ajudar a policia respeitando regras básicas de segurança no seu dia a dia, e fornecer informações ligando no número 181, realizando denúncia de forma anônima”, finalizou Prolungati.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?