Cancelamento de convênio médico vira impasse com trabalhadores da Gerdau

Funcionários em tratamento temem ser prejudicados com a troca de convênio

Metalúrgicos mobilizados pelo Sindicato, em frente a Santa Casa, participam de protesto contra plano (Foto: Divulgação)
Metalúrgicos mobilizados pelo Sindicato, em frente a Santa Casa, participam de protesto contra plano (Foto: Divulgação)

Bruna Pires
Pindamonhangaba

Uma reunião foi marcada na tarde da última quinta-feira (11), na Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, para a resolução do impasse da troca do convênio médico da Gerdau. Porém, nem a empresa e nem a Saúde Bradesco apareceram ao encontro.

Segundo o secretário de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, Benedito Irineu, a fábrica informou há cerca de duas semanas que o atual convênio, a Bradesco, seria substituído pela Unimed. “A maior reclamação é que a troca do convênio vai prejudicar os trabalhadores que estão afastados e fazem tratamento pela atual empresa, pois terão de trocar de médico, pois muitos que atendem os trabalhadores não estão na Unimed, inclusive especialistas, que possuem um número menor que do Bradesco. Há também a questão da carência e de todo processo burocrático que a Unimed faz para marcar exames e outros”, explicou.

Em protesto à troca do convênio, os trabalhadores chegaram a fazer uma paralisação no início da semana passada, no turno da manhã e da tarde, e uma manifestação na frente do Senai, devido a uma reunião com os trabalhadores que estava acontecendo no local.

Na segunda-feira (8), os trabalhadores também compareceram à Câmara de Vereadores, e durante a sessão ordinária pediram apoio aos vereadores para resolver a questão. “O vereador Osvaldo pediu que fosse realizada uma audiência pública para verificar esse impasse do convênio”, informou o secretário.

Há três anos, a direção da Gerdau determinou que os trabalhadores escolhessem apenas um dos convênios médicos. Na época, muitos reclamavam da demora de atendimento pela Unimed e mais de 85% optou por ficar com o Saúde Bradesco.

Em janeiro deste ano, a Santa Casa cancelou o pronto atendimento pelo Saúde Bradesco, alegando ‘pendências’com o convênio. Desde então, este serviço tem sido feito no Hospital Regional, em Taubaté, sendo o hospital mais próximo a atender pelo Bradesco. De acordo com o sindicato, quando questionada, a direção da Gerdau alegou que esse problema motivou o cancelamento do convênio.

“Como nem a empresa e nem o Bradesco compareceram na reunião, nós vamos tentar marcar mais reuniões para resolver esse impasse. A empresa pode até incluir a Unimed, mas não queremos que retire o Bradesco, é isto que estamos pedindo. Caso nada seja feito, faremos mais manifestações”, afirmou Irineu.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Cancelamento de convênio médico vira impasse com trabalhadores da Gerdau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?