Câmara de Pinda aprova ‘CEI do Laboratório’

Investigação também atinge antigas gestões; comissão tem noventa dias para concluir relatório

O vereador Roderley Miotto, autor do pedido de abertura de CEI para investigar acusações na saúde (Foto: Arquivo Atos)
O vereador Roderley Miotto, autor do pedido de abertura de CEI para investigar acusações na saúde (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

A Câmara de Pindamonhangaba aprovou, na última segunda-feira, a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar as condições que levaram o Laboratório Municipal a prestar um serviço deficitário à população. O vereador Roderley Miotto (PSDB), que preside a investigação, revelou que as antigas duas gestões municipais também serão averiguadas.

Além de Miotto, o requerimento de abertura da CEI contou com a assinatura de outros sete vereadores, Ronaldo Pipas (PR), Gislene Cardoso (DEM), Jânio Ardito (PSDB), Antônio Alves, o Toninho da Farmácia (PSDB), Osvaldo Macedo, o Professor Osvaldo (PR), Rafael Goffi (PSDB) e Renato Nogueira, o Cebola (PV).

Já os parlamentares Felipe César (PV) e Jorge Pereira, o Jorge da Farmácia (PR), não assinaram o documento, porém acabaram sendo sorteados para integrarem a comissão. De acordo com a assessoria dos parlamentares, eles não pedirão para serem substituídos da função.

A CEI foi aberta cinco dias após a Prefeitura publicar o edital de credenciamento para que outros laboratórios realizem os exames, que até então eram feitos somente pela unidade municipal. Para Miotto, a iniciativa representa a busca do prefeito Isael Domingues (PR) em terceirizar a gestão do laboratório municipal, fato que foi negado pelo Executivo no último dia 30.

O parlamentar explicou que a investigação buscará descobrir os problemas de gestão que fizeram o ambulatório ter o seu serviço prejudicado. “Há mais de vinte anos o ambulatório é referência para diversos outros municípios na região, realizando milhares de exames mensais. Precisamos desvendar o que ocorreu para que de uma hora para outra a unidade deixasse de desenvolver o seu trabalho por supostos problemas financeiros”.

Além de explicar que a comissão terá até noventa dias para concluir o relatório, Miotto ressaltou ainda que a investigação não se concentrará apenas na administração de Isael. “Além da atual secretária de Saúde, Valéria dos Santos, convocaremos para as oitivas todos os responsáveis pela pasta nas gestões dos ex-prefeitos Vito Ardito (PSDB) e João Ribeiro (PPS). Precisamos esclarecer para a população qual o motivo que fez este serviço de excelência se transformar em algo deficitário”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?