Câmara abre segunda CEI, em menos de um mês, contra Isael

Comissão apura denúncia de omissão em reparos de viaduto e ponte; prefeito enfrenta sétima investigação desde a posse

Isael Domingues, que está no alvo de mais uma CEI, agora para averiguar denúncias do concurso público (Foto: Rafaela Lourenço)
Isael Domingues, que enfrenta terceira CEI neste ano; investigação segue para obras em viadutos e pontes (Foto: Rafaela Lourenço)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Pela segunda vez em agosto (terceira no ano), a Câmara de Pindamonhangaba abriu uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar supostas falhas e irregularidades cometidas pela gestão do prefeito Isael Domingues (PR). Instaurada na última segunda-feira, a nova comissão apurará a denúncia de omissão do Executivo referente à falta de obras de manutenção de uma ponte e um viaduto do município.

Protocolada pelo vereador Rafael Goffi (PSDB), a CEI foi aberta após as assinaturas dos parlamentares Renato Cebola (PV), Roderley Miotto (PSDB), Ronaldo Pipas (PR) e José Carlos Cal (PTB), que assumiu interinamente a vaga de Jânio Ardito (PSDB), que está de licença médica desde a última semana.

De acordo com Goffi, apesar de seus alertas desde 2018, a atual gestão municipal não prestou os devidos cuidados na conservação do viaduto da avenida Doutor Jorge Tibiriçá, o principal do Centro, e da ponte sobre o Rio Paraíba, na rodovia Caio Gomes Figueiredo, já que os trechos apresentam diversas rachaduras e ferragens expostas em seus pilares.

O parlamentar afirmou que no início do ano solicitou ao Executivo a realização de um estudo para avaliar a situação estrutural dos pontos de travessia, sendo em seguida informado que o município contrataria o órgão estadual IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para o serviço em fevereiro. Após não ser informado pela Prefeitura sobre o resultado da suposta vistoria, Goffi cobrou em maio um esclarecimento de Isael. “Na época, o Executivo comunicou que aguardava o relatório do IPT. Devido à demora, fui pessoalmente ao órgão em São Paulo, onde fui informado pela engenheira, que esteve em Pinda, de que após realizar apenas uma visita aos locais, ela encaminhou ao prefeito os valores orçamentários que o município deveria desembolsar para custear as vistorias técnicas, mas não obteve resposta. Ela alertou ainda que a ponte e o viaduto precisam de reparos emergenciais”.

O tucano explicou que após o apontamento do IPT, cobrou novamente no fim de maio um posicionamento de Isael sobre o caso. “Já que até hoje o prefeito não nos respondeu sobre esta questão tão importante, decidi pedir a abertura desta CEI. Não podemos esperar uma tragédia acontecer para tomarmos uma atitude. É importante destacar que o Ministério Público investiga também um inquérito civil sobre esta situação da ponte e do viaduto”.

Presidida por Goffi, a comissão tem como membros os vereadores Professor Osvaldo (PR) e Renato Cebola (PV), sorteados para as funções.

Confusão em frente a Câmara que acabou com a presença de três viaturas da PM (Foto: Reprodução)
Confusão em frente a Câmara que acabou com a presença de três viaturas da PM (Foto: Reprodução)

A expectativa é que as oitivas (depoimentos) de membros da atual gestão municipal sejam iniciadas a partir da semana que vem.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura de Pindamonhangaba informou que vai colaborar com a investigação, fornecendo dados e demais informações necessárias.

Esta é a segunda CEI aberta contra o Executivo em agosto, já que no último dia 12 a Câmara instaurou uma comissão para investigar apurar denúncias de falhas e irregularidades cometidas na organização e aplicação das provas do concurso público da Prefeitura, realizado no último dia 4. Também presidida por Goffi, a expectativa é que as oitivas sejam iniciada também até o fim do mês.

A “CEI do Viaduto” será a sétima que Isael terá que encarar desde que assumiu o Executivo, sendo que as quatro primeiras foram arquivadas já que os parlamentares não conseguiram comprovar as irregularidades.

Clima quente – Além da abertura de mais uma CEI, a última sessão de   Câmara foi marcada por um novo embate entre o vereador Carlos Moura, o Magrão (PR), e o presidente da Associação dos Moradores do Mombaça, Benedito José Miranda, o Dito Bala.

Alegando que foi ameaçado de agressão pelo morador no plenário, o ex-presidente da Câmara acionou a Polícia Militar.

De acordo com um grupo de espectadores da sessão, a discussão começou   após Dito Bala mostrar ao parlamentar um documento comprovando que não possui antecedentes criminais, contradizendo uma suposta acusação do vereador. Desde o ano passado a dupla rotineiramente se desentende no plenário.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?