Associação de Comércio espera aumento de até 3% nas vendas de Natal em Pindamonhangaba

Entidade mantém otimismo; Desenvolvimento Econômico acredita em elevação dos empregos

Papai Noel já passou pelas ruas de Pinda; comerciantes acreditam em faturamento 3% maior com o Natal (Foto: Reprodução PMP)
Papai Noel já passou pelas ruas de Pinda; comerciantes acreditam em faturamento 3% maior com o Natal (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

O Natal já começou em Pindamonhangaba, desde a última semana, com enfeites e o aumento da movimentação do público. A expectativa é que a cidade supere a arrecadação de 2018, com as compras natalinas movimentando o comércio local.

Segundo o presidente da Acip (Associação de Comercial e Industrial de Pindamonhangaba), Thiago Derrico, o índice de crescimento nas vendas na comparação com o ano anterior deve chegar a 3%. A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) estima um crescimento de 4,8% para os grandes centros. “O horário estendido do comércio (até às 22h) facilita as compras e aumenta a movimentação no Centro, não apenas com o consumo de compras, mas também nos restaurantes, lanchonetes e cafés. Com o aumento do movimento nessa época, os estabelecimentos também acabam contratando mais pessoas e fazendo a economia girar”, comentou Derrico.

Com a intenção de estimular as compras natalinas e atrair público, a Associação Comercial está realizando diversas promoções, como a “Acip Vale Mais”, que sorteia vale-compras durante todo o ano. Com foco no Natal, estão sendo sorteados vale-compras não somente para os consumidores, mas também para os vendedores. O sorteio está programado para o próximo dia 20.

Para a moradora do bairro Araretama, Renata Oliveira Marques, o Natal desse ano será de muita economia e reflexão sobre o que é realmente importante para aquisição. “Aqui em casa faremos economia enquanto aos presentes, todos ganharão uma lembrancinha. Não vou esquecer de ninguém, mas vou economizar o máximo possível”, projetou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Staut, afirmou que embora o país esteja em uma crise econômica, Pindamonhangaba tem se esforçado para gerar empregos e melhorar a situação econômica da cidade. Ainda de acordo com Staut, os comerciantes da cidade estão animados com o Natal desse ano. Ele lembrou que foi realizada uma reunião, no Palacete 10 de Julho, para o anúncio da entrega da reforma da Praça Monsenhor Marcondes (local em que se concentra não somente grande parte das ações natalinas, mas também do comércio) e sobre como funcionaria as atividades. “Esse ano teremos um Natal um pouco diferente, posterior à reforma da Praça Monsenhor Marcondes, que recebeu a fonte luminosa e calçamento adequado. O movimento tem sido grande durante a noite, a praça fica cheia de crianças e idosos, por isso há segurança sendo feita pela Guarda Municipal para que não haja ações de baderneiros que vão somente para tumultuar”, destacou Álvaro.

Sobre a promoção de empregos temporários, o secretário prevê um crescimento razoável para o Natal de 2019, com essa mão-de-obra colaborando para a fomentação do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mesura a geração de empregos na região.

Para 2020, a secretaria de Desenvolvimento Econômico já tem planos para que os pindamonhangabenses consigam empregos. Já foi solicitada à secretaria de Trabalho a realização de quatro turmas do “Time do Emprego”.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?