Após entrega do “Bem Viver”, Prefeitura de Pinda busca reforçar saúde no Araretama

Região recebe cerca de seis mil novos moradores; UBS deve ser entregue até o fim do primeiro semestre

Ônibus utilizado no atendimento da rede de saúde de Pindamonhangaba, no residencial Bem Viver (Foto: Divulgação)
Ônibus utilizado no atendimento da rede de saúde de Pindamonhangaba, no residencial Bem Viver (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Com a chegada de 1.536 famílias de Pindamonhangaba ao recém-inaugurado residencial Bem Viver, no Araretama, a Prefeitura revelou na última semana as ações que promoverá ao longo do ano para fortalecer a estrutura médica na região. Além da inauguração de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), o plano de medidas prevê a realização de melhorias nas ESFfs (Estratégia de Saúde da Família) do bairro.

Entregue em 22 de fevereiro, pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB), o Bem Viver, que contou com um investimento de R$ 138 milhões, diminuiu em cerca de 25% o déficit habitacional do município.

Devido à instalação de mais cerca de seis mil pessoas no Araretama, o local passou a ser considerado pelo poder público como ponto essencial para o recebimento de investimentos na área da saúde, visando oferecer uma infraestrutura adequada para suprir o aumento da demanda de atendimentos.

No último dia 20, a secretária de Saúde e Assistência Social, Valéria dos Santos, participou de uma audiência pública na Câmara, onde enfatizou que o atendimento médico e social aos moradores Bem Viver é “prioridade máxima do Executivo”.

Além de revelar o prazo em que deve ser inaugurada a UBS do residencial, erguida através de recursos estaduais, a chefe da pasta explicou quais outras ações serão realizadas no local. “A expectativa é que a inauguração ocorra até o fim do primeiro semestre. Além de consultas periódicas com cardiologistas, os pacientes terão atendimentos nas áreas de ginecologia, pediatria e odontologia. Além disso, uma das três unidades de ESF do Araretama receberá uma novo prédio neste ano”.

Enquanto as obras da UBS não são concluídas, os moradores do Bem Viver podem se consultar nos ESFfs da região, e também em um ônibus, denominado “No Caminho da Saúde”, que é um consultório básico e odontológico itinerante, que está estacionado no Residencial.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?