Alteração de monumento em homenagem a João do Pulo divide opiniões em Pinda

Conselho Municipal da Comunidade Negra aponta que faltou diálogo com a Prefeitura; Município afirma que houve consulta com os familiares do atleta

Retirada de estátua em homenagem ao medalhista olímpico João do Pulo; medida é questionada (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A retirada de uma estrutura metálica, em homenagem a João do Pulo gerou polêmica em Pindamonhangaba. A obra, que fica em uma rotatória na avenida que dá acesso à entrada da cidade, deve ser trocada por outra, mas agora enfrenta oposição de grupos, surpreendidos com a medida da Prefeitura.

O Município iniciou o processo de retirada da estrutura metálica, no último sábado, para que seja colocado um novo monumento em homenagem ao célebre atleta nascido na cidade. Mas o Conselho Municipal da Comunidade Negra afirmou que não foi consultado.

Segundo a Prefeitura, a alteração do monumento acontece após uma série de ações para minimização de acidentes na região e o espaço deve receber ainda trabalho paisagístico. Antes de se afastarem para o tratamento da Covid-19, o prefeito Isael Domingues (PL) e o vice-prefeito Ricardo Piorino (PSL), conversaram com os familiares do esportista para “a possibilidade de um novo monumento que representasse com mais dignidade e grandeza o nome de João do Pulo”.

O Município destacou ainda que houve uma consulta com a população, por meio das redes sociais, e 96% dos ouvidos apoiou a implantação de uma nova memória ao atleta.

Por outro lado, o Conselho Municipal da Comunidade Negra apontou que nem mesmo o Conselho Municipal de Cultura foi consultado acerca da alteração na rotatória. O grupo relatou que a mudança divide também os familiares de João do Pulo, e a viúva não participou do diálogo com os responsáveis pela obra.

O prazo para a implantação da nova homenagem ao desportista ainda não foi informado, assim como o que será feito com o monumento retirado. Com uma carreira marcada por diversos títulos pelo mundo, entre eles, duas medalhas olímpicas de bronze em 1976 (Montreal-CAN) e 1980 (Moscou-RUS), o ex-recordista mundial João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, faleceu há 21 anos e está sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Alteração de monumento em homenagem a João do Pulo divide opiniões em Pinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?