Acordo garante fim da greve de funcionários da Tenaris, em Pinda

Empresa deve implantar Plano de Demissão Incentivada; parte dos desligamentos é revertida

Funcionários da Tenaris que decidiram não seguir com a greve após nova proposta apresentada da empresa (Foto: Reprodução)
Funcionários da Tenaris que decidiram não seguir com a greve após nova proposta apresentada da empresa (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Um dia após entrarem em greve contra as demissões de 24 colegas de trabalho, os funcionários da Tenaris Confab encerraram a paralisação na manhã da última terça-feira, em Pindamonhangaba. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, o protesto foi finalizado após a direção da empresa aceitar negociar alternativas que evitarão novos desligamentos.

Na manhã da última segunda-feira, cerca de setecentos funcionários participaram de uma assembleia em frente ao portão de entrada da Tenaris, localizada no bairro Cidade Nova. Durante a reunião, os trabalhadores decidiram “cruzar os braços” devido aos cortes ocorridos no último dia 17, e também diante à ameaça de mais demissões, já que gerência da fabricante de tubos de aço afirma enfrentar um excedente de quase duzentos funcionários em sua linha de produção.

Além da abertura de uma negociação com a direção da empresa, que emprega quase mil funcionários, na ocasião o sindicato alegou que cinco das demissões foram irregulares, já que afetou empregados que possuem lesões físicas, que deveriam possuir estabilidade.

Os demitidos integravam o grupo de 165 funcionários que tiveram seus contratos suspensos em dezembro do ano passado após a empresa, alegando queda na demanda de produção, inseri-los no programa de lay-off (iniciativa do Ministério do Trabalho que complementa metade do salário do funcionário).

Já na manhã da última terça-feira, uma nova assembleia aprovou o fim da greve, após a empresa apresentar a proposta de PDI (Plano de Demissão Incentivada), semelhante ao PDV (Plano de Demissão Voluntária) adotado por diversas montadoras de veículo da região, que garante benefícios como a ampliação dos prazos do seguro desemprego e do plano de saúde para os empregados que optarem em deixarem os cargos de forma voluntária.  “O fato da empresa suspender as demissões em massa que iriam ocorrer essa semana e voltar a negociar foi um alívio. A situação é delicada, um novo lay-off não será possível. Em Pinda não há acordo nesses moldes. Em Taubaté, a gente sabe que existe, que eles construíram específico para a realidade de uma fábrica. Aqui na Tenaris, ainda vamos negociar todos esses detalhes, mas com certeza, foi um avanço”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Herivelto Vela.

O presidente revelou ainda que duas das demissões, supostamente irregulares, foram revertidas na última terça-feira. Já as outras três serão analisadas pelo setor jurídico da Tenaris. O sindicato aguarda ainda a documentação de mais nove casos para analisar e discutir junto à empresa.

A reportagem do Jornal Atos tentou solicitar um posicionamento da Tenaris, mas nenhum responsável foi localizado para comentar o caso.

Em nota oficial enviada ao portal de notícias da Rede Globo, o G1, a empresa afirmou que busca alternativas para minimizar os impactos da baixa carteira produtiva.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?