Abrigo noturno atende moradores de rua em Pindamonhangaba

Local tem capacidade para atender vinte assistidos; agentes buscam contribuir para retomada de vínculos familiares

Morador de rua passa por despercebido em meio a pedestres; Casa em Pinda acolhe até vinte assistidos (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Com vinte camas à disposição de moradores de rua, foi iniciado, na última semana, o funcionamento do Abrigo Noturno Emergencial de Pindamonhangaba. Além de acomodação, os assistidos também são inclusos em programas sociais e de mediação para a volta do convívio familiar.

De acordo com a Prefeitura, na primeira semana de funcionamento do abrigo, localizado no São Benedito, foram atendidos 15 moradores de rua que tiveram direito a refeições e produtos de higiene pessoal.

Segundo o departamento de Assistência Social, os moradores de rua são abordados em diversos pontos do município, e convencidos por uma equipe a passarem a noite no abrigo, onde é feita a inclusão dos nomes no Cadastro Único e no programa social Bolsa Família. Além disso, assistentes sociais apresentam alternativas de intermediação dos vínculos familiares, com o objetivo de que os assistidos possam retornar para seus lares.

A falta de um lugar adequado para acolher os moradores de rua, principalmente no inverno, chegou a ser discutido em junho na Câmara, quando o presidente, Carlos Moura, o Magrão (PR), encaminhou ao Executivo um requerimento solicitando a implantação de um abrigo emergencial noturno no município.

Apoio – O departamento de Assistência Social está recolhendo doações de roupas, cobertores e produtos de higiene pessoal, que serão distribuídos aos assistidos. Os interessados em colaborar devem entregar as doações no prédio do departamento da Assistência Social, na rua Euclides Figueiredo, no Alto Cardoso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?