Voluntários oferecem inglês gratuito para jovens carentes

Primeira turma do projeto conta com 15 alunos em Lorena; ‘Freedom Voluntariado’ busca apoio para ampliar vagas

Estudantes que participam do projeto Freedom Voluntariado, que garante aulas de inglês à jovens carentes (Foto: Divulgação)
Estudantes que participam do projeto Freedom Voluntariado, que garante aulas de inglês à jovens carentes (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Lorena

Considerado um requisito básico para quem procura uma melhor oportunidade no mercado de trabalho, o domínio da língua inglesa é o foco do trabalho voluntário de um grupo de estudantes da USP (Universidade de São Paulo) de Lorena. De forma gratuita, o projeto ‘Freedom Voluntariado’ oferece aulas para 15 jovens de baixa renda.

Durante um intercâmbio na Inglaterra em 2015, o estudante de engenharia de materiais André Rezende, 25 anos, sofreu um choque de realidade ao observar a discrepância entre a estrutura social inglesa e brasileira.

Buscando uma forma de participar para a redução da injustiça social, pelo menos em Lorena, Rezende, que já dava aulas particulares de inglês, decidiu criar um projeto para transmitir o seu conhecimento para jovens que não possuem condições de pagar por um curso de línguas.

Ao ficarem sabendo da iniciativa do amigo, também decidiram participar da ação os estudantes da USP Brenda Andrade. Cibele Zolnier, Erick Stephan, Higor Melo e Victor Lima.

Para viabilizar a realização as aulas o ‘Freedom Voluntariado’ contou com a colaboração do empresário, Renato Amaral, que cedeu um espaço, no Olaria, para que as aulas sejam realizadas. “Oferecemos aos sábados duas horas de conteúdo de inglês. Nossos voluntários dão aulas, tiram dúvidas, corrigem as tarefas passadas em sala de aula e, além disso, coordenam funções em cargos de RH, Publicidade, Marketing e Patrocínio, e Financeiro”, explicou Rezende.

O idealizador explicou que o curso possui quatro anos de duração, permitindo os estudantes passarem do nível mais básico até o pré-avançado.

Ele revelou ainda que a iniciativa também é uma forma de retribuição e agradecimento à população de Lorena. “Queremos ajudar nossa comunidade, já que passamos mais de cinco anos vivendo aqui. Julgamos mesquinha a atitude de não tentarmos melhorar o ambiente que vivemos. Acredito que a educação, num investimento em longo prazo, será a força motriz dessa melhoria”.

Aluna da primeira turma do ‘Freedom Voluntariado’, a jovem Maria Caroline de Oliveira, 19 anos, enalteceu a iniciativa dos estudantes da USP. “Estou entusiasmada com as aulas e muito agradecida por estar recebendo tantos conhecimentos. Tenho certeza que aprender inglês vai me enriquecer bastante pessoalmente e profissionalmente. Achei essa iniciativa espetacular, já que eles utilizam o tempo deles para poder nos ensinar”.

Apoio e interesse – De acordo com Rezende, o curso conta com 15 estudantes, número que será mantido a curto prazo já que o projeto não possui recursos financeiros para ampliar as vagas.

Os interessados em conhecer ou contribuir financeiramente com o ‘Voluntariado Freedom’ podem acompanhar o trabalho através da página oficial do projeto no Facebook ou entrar em contato através do telefone (12) 99746-0575.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?