Voluntários levam apoio e informação sobre autismo às famílias na região

Grupo realiza caminhada para conscientização sobre transtorno neste sábado pelo centro de Lorena; Cacau busca oficialização como Oscip para expandir estrutura de atendimento

Famílias assistidas e membros do projeto Cacau durante comemoração pelos dois anos de atividade em Lorena; sábado tem ação na rua (Foto: Reprodução)
Famílias assistidas e membros do projeto Cacau durante comemoração pelos dois anos de atividade em Lorena; sábado tem ação na rua (Foto: Reprodução)

Rafaela Lourenço
Região

Amor, dedicação e informação são os pilares de um trabalho social desenvolvido pelo Instituto Cacau, na região. A ação atende crianças, famílias e interessados sobre o autismo.

Com quase três anos de existência, o Instituto dá apoio atualmente a 73 famílias de Lorena, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Potim e Aparecida que possuem familiares com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Os atendimentos são feitos através de encontros, palestras mensais e rodas para debater, trocar experiências e levar informações sobre o transtorno.

Além das rodas de conversação, o Cacau viabiliza descontos através de parceria com neuropediatras. Atendimentos médicos gratuitos ainda não são oferecidos devido à necessidade de três anos exatos de trabalho para o instituto virar uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

“Nossa documentação já está organizada, e completando os três anos em outubro, aí assinaremos para enviar para o cartório. Indo para Brasília teremos o CNPJ e viraremos um Centro de Apoio à Criança Autista, porque atualmente somos apenas um projeto” explicou a técnica de enfermagem Graziele dos Santos, uma das fundadoras do Instituto.

Para conscientizar a sociedade, anualmente são realizadas caminhadas pelo oficial de conscientização e informação sobre o autismo, comemorado no dia 2 de abril, data criada pela ONU (Organizações das Nações Unidas).

Neste ano a caminhada será realizada no dia 1º, sábado, a partir das 9h30 com saída da praça Marechal Mallet, a Praça da Estação, seguindo pela rua Dr. Rodrigues de Azevedo, a Rua Principal, com chegada à praça Dr. Arnolfo de Azevedo, onde haverá diversas atividades e atrações referentes ao tema.

A caminhada é gratuita, e quem quiser participar, bastar comparecer ao local vestindo a cor azul, que representa mundialmente o autismo. “Estamos tendo bastante procura de informações sobre a caminhada, até de pessoas que não tem autismo na família. Ainda estamos engatinhando, mas o que nós temos hoje em vista de dois, três anos atrás, é uma grande evolução que tenho orgulho de dizer”, frisou Graziele.

Ainda de acordo com Graziele, a conscientização de que o autismo é um transtorno que pode ser superado vai além de convívio na família, nas escolas e sim em todas as esferas. “É tudo muito novo, a lei é de 2012, estamos em processo de adaptação, mas por exemplo, o Enem, as provas são diferenciadas. Você encontra deficiência mental, física, mas não o autismo. Infelizmente ainda é tudo na base de ofício e Justiça”.

Se uma criança com TEA for acompanhada, ter tratamento específico e estimulada, comprovadamente ela poderá migrar de um grau clássico para moderado até chegar ao leve e naturalmente ser inserida na sociedade e no mercado de trabalho.

A exemplo disso, o instituto acompanha um adolescente de Potim que trabalha e cursa graduação em Educação Física. “Acredita-se que até 2050, a cada duas pessoas nascidas, uma será autista. Então precisamos estar preparados, é uma questão de necessidade.O autista precisa de espaço e a nós termos este para recebê-los”, contou.

O instituto Cacau possui uma página na rede social Facebook, a Instituto Cacau – Atendimento Pedagógico, que além de informações também tem a participação ao vivo, diariamente, da Graziele dos Santos, respondendo como mãe de um menino autista, perguntas de pais e familiares através do “Hora do Autismo”, falando sobre tratamentos, experiências, novidades e assuntos relacionados ao tema.

Quem se interessar em apoiar esta causa e conhecer um pouco mais sobre o projeto basta procurar o grupo Apoio ao Cacau, através do número (12) 99132-8337 ou ir pessoalmente até à sede, que fica à avenida Coronel José Vicente, nº 339, em Lorena.

Mais TEA – Outro grupo de apoio para famílias de autistas, o Mais TEA, realiza dois passeios neste final de semana. Em Cruzeiro, o grupo que reúne mães e profissionais da área inicia o movimento neste sábado, na praça Antero Neves Arantes, a Praça da Sete, às 10h. Já no domingo, Guaratinguetá encerra a passeata na avenida Presidente Vargas, no mesmo horário.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?