Vereador anuncia acordo para universidade pública em Lorena

Após chamamento público e assinatura do convênio, entidade passa a operar com trezentas vagas em sete cursos no município

Vereador Maurinho Fradique que divulgou unidade da Univesp para Lorena (Foto: Arquivo Atos)
Vereador Maurinho Fradique que divulgou unidade da Univesp para Lorena (Foto: Divulgação CML)

Rafaela Lourenço
Lorena

Lorena foi contemplada com uma unidade da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Antes de assinar convênio, a Prefeitura aguarda a visita da equipe técnica do Estado. A notícia foi anunciada pelo vereador Maurinho Fradique (PTB), durante sessão na última semana. O vereador afirmou que serão trezentas vagas a serem distribuídas em sete cursos para as áreas de exatas e humanas.

Fradique participou de reunião em São Paulo, ao lado do prefeito Fábio Marcondes (PSDB), na secretaria de Ciências e Tecnologia para traçar o cronograma de atividades da implantação da universidade. Lorena receberá a visita do diretor administrativo da Univesp, Ricardo Bocalon, e do deputado estadual Caio França junto com uma equipe técnica para analisar as instalações do local disponibilizado para o polo, que será no Ciejap Milton Ballerini.

“O que é mais importante é uma faculdade gratuita, tendo em vista a dificuldade que muitos alunos têm quando se formam, em ingressar à uma faculdade por problemas financeiros”, comentou Fradique. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Rodrigues, lembrou que ainda não há a formalidade para assinatura do convênio, já que um edital de chamamento público será aberto em setembro para os municípios se cadastrarem para concorrer aos polos. Lorena estará entre as interessadas, para que, até o início de outubro, tenha a confirmação do polo l.

“É um trâmite burocrático, mas nesta reunião em São Paulo, informalmente, o prefeito já se comprometeu e apresentou as contrapartidas à diretoria da Univesp, mas formalmente, a assinatura oficial do convênio será realizada após o chamamento público”, frisou Rodrigues.

A contrapartida do município será um espaço público com uma sala de aula para cinquenta alunos, um laboratório de informática com cinquenta computadores e a cessão de um funcionário para o atendimento ao polo. Já o Estado entrará com a metodologia e corpo docente, que segundo Fradique serão professores da USP e Unicamp.

De acordo com o secretário, a Univesp é a única universidade pública a distância do País e será um polo regional em Lorena com as aulas presenciais a cada 15 dias. As oportunidades serão para os cursos de Engenharia da Produção, Engenharia da Computação, Pedagogia e licenciaturas em Biologia, Física, Química e Matemática.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?