UPA de Lorena recebe o título de utilidade pública

Projeto aprovado libera entidade para receber subsídios federal, estadual e municipal

Animais ‘internados’ da sede da União Protetora a espera de adoção (Arquivo Atos)
Animais ‘internados’ da sede da União Protetora a espera de adoção (Arquivo Atos)

Elisabeth Almeida
Lorena

Após 18 anos em Lorena, a UPA (União Protetora dos Animais) de Lorena conquistou na Câmara o reconhecimento de utilidade pública. O projeto de lei, feito pelo presidente da Câmara, Luiz Francisco de Lima, o Luizão (SD), foi aprovado por unanimidade.
A entidade, única na cidade a prestar serviços voltados a animais abandonados, até então não recebia ajuda da Prefeitura ou de outra entidade do governo ou privada, vivendo apenas de doações.
De acordo com Luizão, essa realidade vai mudar. “Sempre tive vontade de ajudá-los, mas para uma entidade receber verba seja federal ou municipal, precisa do reconhecimento de utilidade pública. Quando soube que a entidade estava com todas as documentações legais necessárias, fiz o projeto de lei. Agora nós finalmente vamos poder contribuir com essa instituição”.
Atualmente a UPA cuida de 180 animais, entre cães e gatos, vítimas de abandono, maus tratos ou atropelamento. “Esta entidade trabalha com recursos próprios e voluntários, por isso se faz necessária para nosso município, tanto quando a Adefil, a Apae e outras instituições”, destacou o vereador.
Para a presidente da UPA, Paola Giordani, os recursos federais e municipais vão ajudar a reestruturação de sua sede. “Depois que o prefeito sancionar a lei, faremos reparos emergenciais como a troca de toda a fiação do local, comprar um carro para o transporte dos animais e calçar alguns canis que estão em chão batido, e com as chuvas formou uma lama só”.
Ainda segundo Paola, a entidade poderá aumentar o número de atendimentos. “Antigamente ajudávamos outras cidades da região, mas ficamos sem verba para tratar tantos animais. Agora vamos poder receber mais bichos e melhorar nosso serviço. Agradeço ao Luizão e aos outros vereadores não só pela ajuda para conquistar o título de utilidade pública, mas pelo reconhecimento do trabalho da UPA ao longo desses 18 anos”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?