Unisal incentiva espírito em equipe entre alunos da unidade Lorena

Projetos interdisciplinares serão apresentados para comunidade local

Alunos durante apresentação de projetos interdisciplinares, em edição ocorrida no ano passado (Foto: Divulgação)
Alunos durante apresentação de projetos interdisciplinares, em edição ocorrida no ano passado (Foto: Divulgação)

Da redação

Lorena

A partir deste mês, acontecerá no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), unidade Lorena, campus São Joaquim, a apresentação de Projetos Interdisciplinares dos cursos oferecidos pela instituição. Os trabalhos foram feitos ao longo do semestre e serão apresentados para estudantes de outras áreas e para a comunidade nos horários de aulas (8h e 19h).

O curso de Logística irá apresentar no dia 9, às 19h, no Salão do Júri, resultados de um plano proposto por alunos do primeiro ano para a cidade de Aparecida, chamado “Viabilidade de Soluções Logísticas: Turismo Religioso em Aparecida”. Ansioso, o estudante Augusto Henrique, do 1º ano, disse que no primeiro semestre o grupo constatou problemas de mobilidade urbana relacionados à locomoção de pedestres na cidade. “No segundo semestre voltaremos ao município com um plano de melhoria para esta problemática”, afirma Augusto.

Os cursos de Engenharia vão apresentar de 1 a 9, nove trabalhos realizados pelos estudantes das áreas de Produção, Civil, Elétrica, Eletrônica, Computação e Mecânica.

A comunidade é convidada a assistir demonstrações  gratuitas com a máquina Rube Goldberg, Catapulta, Laminador Duo Reversível, Reutilização de Água Pluvial, Placar Eletrônico  e a “Máquina Gerador Eólico”.  Esta última é a maquete de uma casa, um trabalho artesanal feito para os alunos aprenderem como é gerada a energia. A fonte primária é o vento.

O professor de Engenharia Civil, Paulo Armando, revela que este tipo de energia é comum apenas nas regiões nordeste e sul do Brasil. “Vale ressaltar que os nossos futuros engenheiros fizeram um mapa dos pontos que poderiam receber o projeto na região sudeste”, destaca Paulo.

Já o coordenador das Engenharias, José Lourenço, afirma que o Projeto Interdisciplinar utiliza uma das Metodologias Ativas estruturadas pelo Laboratório de Metodologias Inovadoras do Unisal, a chamada PBL (Project Based Learning), que visa o trabalho em equipe.  “Ao longo do semestre os alunos são estimulados a trabalharem em grupo. As reuniões e atividades em equipe resultam na entrega de um protótipo de uma situação real. O objetivo é desenvolver o espírito em equipe, o pensamento crítico e o abandono da disciplina de forma isolada”, afirma Lourenço.

A mesma opinião é compartilhada pelo diretor Operacional do Unisal Lorena, Fábio Reis. “A apresentação de Projetos Interdisciplinares vai além dos muros do Unisal, ela deve ser pensada de forma globalizada. O aluno que resolve um problema regional, pode também apresentar soluções para uma problemática mundial”, destaca Fábio.

As apresentações dos alunos do curso de Pedagogia vão acontecer nos dias 11, 16 e 17 de junho, às 19h. Dentre os temas, Empreendedorismo e Aprendizagem Ativa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?