Sem vagas, Lorena busca ampliação do Projeto Guri

Programa registrou mais de 230 alunos inscritos em menos de uma semana; Município tem reunião agendada com Estado

Pequena aluna do Projeto Guri, durante aula de música, na Casa da Cultura em Lorena; cidade busca ampliar programa do Governo do Estado (Foto: Lucas Barbosa)
Pequena aluna do Projeto Guri, durante aula de música, na Casa da Cultura em Lorena; cidade busca ampliar programa do Governo do Estado (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

“A música é o verbo do futuro”. Em sintonia com o pensamento do poeta francês Vitor Hugo, a Prefeitura de Lorena busca apoio do Governo do Estado para ampliar as vagas do Projeto Guri. O programa, que oferece aulas gratuitas de canto e de diversos instrumentos musicais, teve todas as vagas preenchidas em somente uma semana.

Apontada pelos dados da secretaria de Segurança Pública do Estado como uma das cidades mais violentas do interior do estado, Lorena contabilizou trinta homicídios em 2016. Para tentar evitar que crianças carentes sejam atraídas pelo mundo crime e passem a engordar ainda mais esta trágica estatística, o Projeto Guri é desenvolvido pela secretaria de Cultura como uma importante ferramenta de transformação social.

No início do mês, foram abertas 230 vagas para que crianças e adolescentes de 8 a 17 anos tivessem acesso a aulas de canto, violão, trompete, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone, bombardino, violoncelo, violino, contrabaixo, viola clássica e clarinete.

Para a surpresa da coordenadora do polo de Lorena do Projeto Guri, Ana Carolina Rosa, os lugares foram preenchidos em poucos dias. “Ficamos muito felizes com esse alto número de jovens que escolheram aprender música. Em 2016 tivemos cerca de cem alunos, e logo no início deste ano já contamos com o preenchimento total das vagas. É uma grande honra poder coordenar esse programa que tem a capacidade de mudar vidas e consequentemente o futuro dos alunos”.

O secretário de Cultura e Turismo, Roberto Bastos, o Totô, explicou que acredita que o preenchimento tão rápido das vagas foi fruto de um trabalho diferenciado de divulgação realizado com instituições e até mesmo nos bairros.

Ele também revelou que o Município busca a ampliação do programa junto ao Governo do Estado. “De imediato não existe a expectativa que sejam abertas novas vagas, mas já temos uma reunião agendada com a direção do projeto, onde pediremos a ampliação. Caso sejamos contemplados, existe a ideia de que ao invés da Casa de Cultura, as aulas sejam ministradas em bairros mais afastados”.

O aluno do Projeto Guri, Matheus de Moura, 17 anos, que participa das aulas de contrabaixo acústico e coral, ressaltou a mudança que o ensino da música promoveu em sua vida. “Com 8 anos, comecei a participar das aulas no polo de Ubatuba e a partir de 2010 ingressei nas aulas em Lorena. Aprendo muito a cada dia e tenho certeza que o projeto já mudou para melhorar a vida de muitos jovens, inclusive a minha. Tenho o objetivo de num futuro próximo poder me tornar professor do Guri e retribuir tudo o que ele fez por mim”.

Os interessados em ingressar na lista de espera do Projeto Guri podem entrar em contato com a secretaria de Cultura, através do contato (12) 3153-1518.

Circo – Além de música, os jovens de Lorena ganharam este ano mais uma oficina voltada ao desenvolvimento da arte e cultura.
Todas as sextas-feiras, no período da manhã e da tarde, o artista Saulo Serelepe oferece aulas gratuitas de arte circense no Provim (Programa Vida Melhor), localizado no Oratório São Luiz, no Centro. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do Provim.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Sem vagas, Lorena busca ampliação do Projeto Guri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?