Revitalização do Parque Ambiental de Lorena entra na reta final

Com área de 80 hectares, espaço terá centro de educação ambiental, trilhas e outras atrações

A antiga sede da fazenda do DAEE, que passou por completa reforma pela prefeitura e que funcionará como centro educacional (Assessoria)
A antiga sede da fazenda do DAEE, que passou por completa reforma pela prefeitura e que funcionará como centro educacional (Assessoria)

Leandro Oliveira
Lorena

Com previsão para ser inaugurado no próximo mês, o Parque Ambiental de Lorena terá oitenta hectares e está sendo amplamente modificado. Limpeza, preservação e construções auxiliares no parque já foram realizadas. Nesta semana, o trabalho foi de mudança do viveiro para um local mais adequado.
Com a proposta de ser uma opção completa de passeio para quem gosta de um contato mais próximo com a natureza, o Parque Ambiental, localizado na Barragem de Regularização do Ribeirão Taboão, próxima aos bairros Mondesir e Santa Lucrécia, conta com uma área equivalente a oitenta campos de futebol.
O secretário de Meio Ambiente de Lorena, Willinilton Tavares Portugal, detalhou quais são as principais mudanças e construções. “O Parque já foi todo cercado. As trilhas foram novamente descobertas. Então haverá um trabalho de classificação dessas trilhas para passeios da população. Além disso, foram plantadas oito mil árvores nativas nas nascentes do Ribeirão Taboão e estamos com um projeto bem encaminhado para a plantação de mais 35 mil”.
Duas edificações foram restauradas. A casa sete e a casa do caseiro foram totalmente reformadas, mas a identidade de residência rural foi mantida. Outra mudança ocorreu ao longo desta semana. O viveiro de mudas foi transferido para a represa do Taboão. Além dessas alterações, um local para produção de compostagem está sendo finalizado. O espaço servirá para plantações e ambientes públicos da cidade.
Portugal contou que outra intenção do Parque é propor ao visitante a oportunidade de conhecer mais sobre o meio ambiente. Através disso, também será inaugurada uma sala dedicada a questões rurais e ambientais. “Além do viveiro, haverá, no local, uma sala para educação ambiental. Isso visa a conscientização do munícipe”.
Na área, é constante a presença de pássaros de diversas espécies, além de capivaras e antas. “Foi encontrado um animal que, possivelmente, é uma pequena jaguatirica. Estamos analisando ainda as pegadas para confirmar ou não”, contou Portugal.
De acordo com o secretário, a data de entrega será definida pelo prefeito
Fábio Marcondes (PSDB). A chuva desta semana gerou atrasos nas obras e por isso o cronograma precisou ser estendido. “As últimas chuvas atrapalharam um pouco a continuidade de alguns serviços externos. Nesta semana, a máquina precisou parar com os trabalhos, por conta do grande volume de barro. Nós estamos trabalhando com a previsão de inauguração para o fim do mês, depois dessas chuvas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?