Rapper de Guaratinguetá lança mixtape após “peregrinação” por três países

Novo trabalho de Enidê traz experiências da Argentina e Chile; MC vende 12 mil cópias de “mão em mão”

Ao lado de Gabriel Pensador, MC Enidê vem ganhando espaço no cenário nacional do rap; músico passou por países da América do Sul (Foto: Divulgação)
Ao lado de Gabriel O Pensador, Enidê MC vem ganhando espaço no cenário nacional do rap; músico passou por países da América do Sul (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Guaratinguetá

Após vender 12 mil CDs durante uma “peregrinação” pelo Brasil e outros países da América do Sul, o rapper de Guaratinguetá Luiz Fernando Ribeiro, o Enidê MC, 29 anos, lançou no último mês a mixtape “Mangueando Vou”. Um dos principais nomes do rap no Vale do Paraíba, o músico narra em sua nova obra as experiências vivenciadas durante sua viagem pelo continente.

Considerado pelos seus adeptos como a “A Voz da Periferia”, o rap, desde o fim da década de 1980, busca levar consciência e autoestima aos jovens brasileiros que enfrentam diariamente as barreiras impostas pelo preconceito e a desigualdade social.

Devido suas letras críticas e reflexivas, historicamente o rap nacional “caminha” longe dos holofotes comerciais, tornando-se um dos estilos musicais mais difíceis para capitalizar recursos, o que acaba ceifando a carreira de inúmeros rappers. Porém, este obstáculo não foi capaz de interromper o sonho de Enidê em viver e viajar através da música.

Influenciado por grandes nomes do rap, como Racionais Mc’s, Gabriel O Pensador e Planet Hemp, o músico de Guaratinguetá começou a se apresentar profissionalmente aos 15 anos. De lá para cá já são 31 músicas gravadas, dívidas em três CDs e uma mixtape (compilação de canções).
Em sua trajetória, o guaratinguetaense coleciona títulos de competições de batalhas de rima, inclusive o da maior do País, a Rinha dos MC’s (2012). Além da oportunidade de ter o seu primeiro CD produzido pelo renomado rapper e produtor carioca Speed Freaks, Enidê já dividiu o palco com ídolos como MC Marechal e Gabriel O Pensador.

Para difundir sua música e torná-la sua fonte de renda, Enidê desde 2013 vende seus CDs e camisetas pelas ruas do País. Desde então, o rapper já passou por mais de cem municípios entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Já em 2016, foi à vez do rapper, que utiliza a língua espanhola em diversas músicas, levar sua arte para a Argentina e Chile. “Foi uma experiência indescritível conhecer novas culturas e paisagens, tendo a oportunidade de apresentar o meu som à dezenas de sul-americanos. Nestes anos de peregrinação consegui vender mais de 12 mil cópias, o que possibilitou me manter e viajar”, explicou Enidê.

Após acumular novas “bagagens”, o rapper lançou em 8 de abril a mixtape “Mangueando Vou”. O título da obra foi inspirado na gíria “Manguear”, utilizada pelos hippies e que significa criar uma arte e viver dela.
O trabalho, produzido por Bruno Alvarenga, conta com dez faixas e com diversas participações especiais de outros artistas. “Esta mixtape retrata as experiências que vivi durante as viagens, principalmente o contato que tive com as pessoas enquanto mostrava a minha música. O rap tem o poder de mudar vidas, a minha foi mais uma”, comemorou Enidê, que revelou ainda que planeja viajar em breve para Colômbia e Uruguai.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?