Projeto de estudantes da USP doa cadeiras de rodas a idosos

Com apoio da Prefeitura, “Lacre Amigo” busca recursos para ações em Lorena

Jovens universitários da USP atendem idosos durante visita em instituição de Lorena; projeto “Lacre Amigo” busca adesão da população  (Foto: Reprodução)
Jovens universitários da USP atendem idosos durante visita em instituição de Lorena; projeto “Lacre Amigo” busca adesão da população (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
Lorena

Buscando ajudar idosos carentes de Lorena, estudantes da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram a campanha solidária “Lacre Amigo”. A iniciativa, que na última semana ganhou a parceria da Prefeitura, consiste em arrecadar lacres de latas de alumínio, que posteriormente são trocados por cadeiras de rodas.De acordo com a estudante de engenharia ambiental, Carolina Alves, 23 anos, a ideia em criar o projeto surgiu após assistir uma reportagem na televisão. Com a ajuda da amiga Fúlvia Longo, 22 anos, no início de 2016, a voluntária passou a colocar recipientes de coleta, feitos de garrafas de plástico, ao lado de lixeiras na faculdade e em locais onde eram realizadas festas.

Através da arrecadação dos lacres de alumínio, a campanha solidária conseguiu angariar recursos que foram utilizados para a compra de duas cadeiras de rodas, doadas para assistidos do Abrigo de Idosos Maria de Nazareth, no São Roque, Vila Vicentina da Sagrada Família, no Bairro da Cruz. Além disso, os voluntários receberam doações que possibilitaram a compra de outras três cadeiras de rodas.

Além de revelar que é necessário vender cerca de 120 quilos de lacres para obter dinheiro para a compra de uma cadeira, Carolina explicou como funcionará a parceira com a Prefeitura. “Recolheremos lacres nas próximas festas da cidade, como a da Padroeira. Em agosto, também contaremos com um ponto de coleta na Casa da Cultura. Além destes locais públicos, também temos um espaço de arrecadação na casa de shows Cenário”.

A voluntária destacou ainda que o “Lacre Amigo” está vinculado a organização “Idoso Amigo”, criada por estudantes da USP – Lorena, e que possui a missão de promover a aproximação entre jovens e a “turma da melhor idade”.

Semanalmente, os idosos realizam visitas ao Abrigo de Idosos Maria de Nazareth, onde realizam uma série de atividades para entreter os assistidos.

Carolina revelou ainda seu sentimento de satisfação em participar das visitas. “É um sentimento único. Hoje ir ao asilo já se tornou algo natural, estar na presença de pessoas incríveis que só querem atenção, é algo indescritível. É possível perceber que os idosos agem de maneira diferente com a nossa presença lá, ficam mais alegres e falantes”.

O estudante de engenharia de materiais, Guilherme Wojslaw, 23 anos, explicou que a primeira ação da parceria entre o “Lacre Amigo” e o Executivo foi a colocação de recipientes de arrecadação no Centro, durante o Festival de Food Truck, realizado entre os dias 14 e 16 de julho. “A princípio o nosso alvo era o Abrigo Maria de Nazareth, mas já que ele está com uma estrutura boa, fazemos sondagens para ver qual outro asilo está necessitando das cadeiras de rodas.
Concretizar a parceria com a Prefeitura foi fácil, pois o secretário de Cultura, Roberto Bastos, se mostrou muito disposto em nos apoiar e levar esta iniciativa para a frente”.

Apoio – Os interessados em conhecer ou ajudar as ações de caridade dos estudantes da USP podem acessar a página “Idoso Amigo” na rede social Facebook.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?