Procura em Lorena por vacina da febre amarela aumenta 2.400% em janeiro

Cerca de quinhentos pacientes são imunizados por semana; município não possuí casos da doença

Pacientes fazem fila em busca de vacinação contra a febre amarela em Lorena; região preocupa OMS (Foto: Lucas Barbosa)
Pacientes fazem fila em busca de vacinação contra a febre amarela em Lorena; região preocupa OMS (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

A confirmação da morte de duas pessoas por febre amarela em Atibaia-SP, na região de Bragança Paulista, causou uma corrida aos postos de saúde em busca de vacinação. Em Lorena, o número de procedimentos semanais saltou de vinte para quinhentos, um aumento de 2.400 %.

A longa fila formada no corredor do Inamps (Ambulatório de Especialidades 2), no Centro chamava a atenção de quem entrava na unidade na manhã da última segunda-feira. Cerca de quarenta pessoas aguardavam em pé receberem a vacina contra a febre amarela.

A doença, transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, vem levando medo aos brasileiros desde o início de 2017, quando começaram a ser registradas em diversas regiões do País.

O aumento de registros trouxe preocupação também entre os lorenenses. A grande procura pela vacina surpreendeu até mesmo a experiente enfermeira responsável pelo Inamps, Edna Teodoro. “A unidade sempre ofereceu a vacina duas vezes por semana, mas nunca havíamos visto uma procura tão alta. A divulgação das mortes no Estado causou uma procura desesperada pela vacina. Isto não é necessário pois a indicação é que somente sejam vacinadas as pessoas que irão viajar para alguma área de risco, principalmente para regiões de mata”.

Além de explicar que a aplicação em idosos deve ser feita de forma criteriosa, sendo recomendável o aval médico devido às contraindicações da vacina, Edna revelou outro grupo que não deve procurar as unidades de saúde em busca da vacina. “Quem já foi vacinado há mais de dez anos não precisa tomar uma nova dose, pois já está imunizado. Os demais interessados podem vir ao Inamps às segundas e quintas-feiras, em posse dos documentos pessoais e da carteira de vacinação”, explicou. “É importante ressaltar que não precisa deste pânico todo, pois não foi registrado nenhum caso em Lorena ou nas cidades vizinhas”.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Procura em Lorena por vacina da febre amarela aumenta 2.400% em janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?